Como atrair turistas para uma cidade?

Marketing de conteúdo para turismo

Algumas cidades, sejam elas pequenas ou grandes, encontram no turismo uma das principais fontes econômicas. Elas exploram os diversos atrativos para atrair turistas para seus hotéis, restaurantes e outros setores relacionados, direta ou indiretamente.

Alguns destes locais estão próximos de regiões metropolitanas e contam com grande fluxo de pessoas, como é o caso de Embu das Artes, na grande São Paulo, outros estão afastados, como é o caso da Ilha do Cardoso, na distante Cananeia, no extremo sul do estado de São Paulo.

Nos dois casos é possível fazer uma ação de marketing de conteúdo para trair turistas para a cidade.

As pessoas viajam para férias, no fim de semana e também em ocasiões especiais por diversos motivos. E isso acontece toda semana, o ano inteiro, em maior fluxo nos feriados e época das férias escolares.

No Brasil, alguns dos principais atrativos são:

  • Culinária
  • Eventos esportivos
  • Turismo religioso
  • Regiões históricas
  • Feiras profissionais
  • Eventos artesanais
  • Atrações naturais
  • Parques de diversão

Para cada região, uma motivação diferente e um ciclo de turismo único.

Institucionalmente, cabe às secretarias de turismo das prefeituras e estados o papel de promover o turismo regional e atrair mais visitantes para cada cidade, movimentando a economia local.

Quem nunca ouviu falar do Círio de Nazaré, evento religioso que leva milhares de turistas a Belém, no Pará? Ou mesmo o Beach Park que atrai amantes das aventuras a pequena cidade de Aquiraz, no Ceará, e ainda os paraquedistas que visitam Boituva, em São Paulo, para saltos emocionantes?

Eventos como festas juninas, partidas de futebol, carnaval, fim de ano e a maioria dos feriados nacionais, estaduais e municipais já movimentam muitos turistas de norte a sul do país, mas é fora destes momentos que hotéis, restaurantes, agências turísticas e outros serviços sofrem com a escassez de clientes.

Por causa de suas belas praias, o Rio de Janeiro recebe turistas o ano todo
Por causa de suas belas praias, Rio de Janeiro recebe turistas o ano todo

O marketing de conteúdo é uma boa forma de atrair turistas para uma cidade.

Seja por parte do poder público ou mesmo das empresas privadas, elaborar uma produção de conteúdo para apresentar os atrativos do local, ensinar caminhos rápidos e seguros para chegar e também uma série de dicas de hospedagens é uma forma eficiente de tornar a região conhecida e despertar a curiosidade no leitor.

Tudo isso deve ser estruturado para que turistas brasileiros e do exterior conheçam a região e tenham boas experiências para recomendar a outros amigos que visitem a sua cidade. O atendimento de qualidade deve ser o objetivo principal de cada empresário deste setor.

Como destacar a minha região?

Quais são as características regionais que destacam o surgimento da cidade? Existia alguma ferrovia por aí? Existem atrativos naturais como rios, cachoeiras, praias e montanhas, por exemplo?

Faça um catálogo ainda no papel ou mesmo em uma planilha para identificar todos os diferenciais que a cidade tem a oferecer e avalie como a sua empresa pode aproveitar essa demanda que deseja criar.

Por exemplo, se a região conta com rios e praias, uma boa estratégia é oferecer esportes aquáticos e eventos ao nascer ou pôr do sol. Os turistas adoram estes momentos para aquele registro especial de viagem.

Aqui na SEO Corporate auxiliamos nossos clientes que desejam atrair mais turistas para sua cidade por meio de um planejamento completo de eventos regionais e avaliamos as pesquisas que acontecem no Google para aproveitar cada oportunidade e alavancar a exposição de cada parceiro.

Tiradentes (MG) recebe visitantes para conhecer as suas ruas históricas
Tiradentes (MG) recebe visitantes para conhecer a sua arquitetura histórica

Por que investir em marketing de conteúdo no turismo?

A internet é o local responsável por despertar desejo, informar e influenciar viajantes nos diversos idiomas e locais do planeta.

Seja por meio do compartilhamento de uma dica de um prato típico, um vídeo sobre uma manifestação artística ou mesmo um texto que descreve as maravilhosas paisagens e atrações da sua cidade, a estratégia de produzir conteúdo de qualidade e que destaque a sua região vai render muitos frutos do desejo de atrair turistas.

É necessário estar presente nas pesquisas que os usuários fazem em relação a sua cidade e também em itens que você se destaca entre diversos concorrentes no Brasil

Por exemplo, vamos supor que você seja dono de um restaurante de comida italiana em Monte Verde, no interior de Minas Gerais. As pessoas pesquisam no Google:

  • Quais são os melhores restaurantes italianos do Brasil?
  • Quais são os melhores restaurantes mineiros?
  • Onde comer em Monte Verde?
  • O que fazer em Monte Verde?
  • Onde me hospedar em Monte Verde?
  • Quando visitar Monte Verde?

Algumas destas pesquisas já demonstram o interesse do usuário, seja ele em viajar para Monte Verde ou mesmo em descobrir novos locais para fazer uma boa refeição.

É neste momento em que atuamos para que o seu site tenha um conteúdo interessante e que responda a esta pergunta de forma elegante e que possa provocar uma primeira experiência agradável com a sua marca.

Depois disso, uma série de conteúdos são criados para acompanhá-lo em sua jornada de decisão, levando-o a fazer um cadastro e uma reserva ou mesmo a ir diretamente ao seu estabelecimento.

Vassouras leva turismo ao interior do Rio de Janeiro
Vassouras leva turismo ao interior do Rio de Janeiro

E como se destacar em regiões já agitadas?

Cidades como Florianópolis, Bonito, Campos do Jordão, Gramado, Fortaleza, Canoa Quebrada, Porto Seguro e Búzios são famosas por suas diversos atrativos turísticos.

As pessoas visitam essas regiões e consomem os serviços de transporte, hospedagem, alimentação e entretenimento, além de muitos outros indiretamente.

Quando você está em um mercado muito concorrido, o importante é destacar-se pelo uso de tecnologia, investir em ações de captação de cliente mais eficientes e também ter um atendimento excelente para gerar engajamento e atrair novos turistas.

Dentro do mercado do turismo, o feedback positivo dado aos amigos e colegas de trabalho é um dos fatores que mais influenciam na decisão de um novo destino.

Por isso, após cada atendimento, a recomendação é fazer uma pesquisa com os clientes para avaliar a experiência que eles tiveram e fazer possíveis ajustes no serviço prestado e evitar que erros se repitam.

Após saber da existência que um amigo ou colega teve em uma determinada viagem, o próximo passo é pesquisar na internet sobre as características do local. Todo mundo faz isso!

É aqui que a sua empresa pode se destacar da concorrência e aparecer no topo do Google para assuntos regionais e captar esse novo viajante durante a sua navegação.

Aqui na SEO Corporate atuamos com marketing de conteúdo para atrair mais turistas interessados em diversos temas.

Entre em contato e descubra como podemos ser eficientes em gerar mais tráfego orgânico de qualidade para seu site e elevar a quantidade de novos negócios.

Depois de ler as nossas dicas de como atrair mais turistas para uma cidade, aproveite e veja aqui algumas dicas de SEO para sites de dentistas e também como conseguir mais alunos para uma faculdade.

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