Quais são os benefícios do conteúdo evergreen?

benefícios do conteúdo evergreen

Esse termo é muito usado quando se fala em marketing digital, trata-se de um tipo de material que não perde sua relevância por muito tempo. Como o próprio nome sugere, é algo que se mantém “sempre verde” (evergreen), também chamado de conteúdo perene.

O conteúdo evergreen é de extrema importância para quem deseja montar uma estratégia de longo prazo. Para isso, você precisa produzir para seu site ou blog materiais que sejam atemporais e que ainda geram valor por mais de um ano.

Por exemplo, um texto falando sobre 7 formas de melhorar o fluxo em um site, pode ser considerado um conteúdo evergreen porque, provavelmente, irá manter sua importância e relevância por um bom período. O contrário desse tipo de material são as notícias, já que elas são relevantes no momento, mas, deverão perder sua validade em pouco tempo.

De uma forma simplista, você pode entender o conteúdo evergreen ao avaliar algumas revistas antigas e estudar as informações de grandes reportagens. Elas são sempre atemporais e, mesmo quando contextualizam alguma data, não perdem o seu valor com o passar do tempo.

Antes de entender quais são os benefícios do conteúdo evergreen, você precisa compreender quais são alguns tipos de materiais que são categorizados dessa forma:

  • Guias: de marketing, de alimentação saudável, etc. Você pode criar diversos materiais de apoio para suas personas, sempre acompanhando elas durante a jornada de compra;
  • Criar conteúdos que respondam e orientam sobre uma dúvida direta: como fazer um bolo, como criar uma estratégia de SEO, como posicionar um site no Google, como criar conteúdo evergreen, etc.
  • Existem também as pesquisas com foco educativo: como funciona o motor de um carro, como funciona a internet, como funciona o Google, etc;
  • Tutoriais: com apoio de fotos e de vídeo, você pode produzir tutoriais sobre como criar um site, como tirar riscos do carro, como tirar mancha de vinho, etc;
  • Curiosidades: esse tipo de conteúdo evergreen costuma ser bem aceito e gerar visitas orgânicas durante muitos anos. Escolha um tema relevante para o público que deseja impactar, pesquise tudo o que puder sobre ele e elabore o melhor material que o leitor poderá encontrar online;
  • Mitos: falar sobre o que é verdade e o que é mentira dentro de um determinado assunto é uma ótima forma de atrair o interesse dos leitores, a sua participação e até conquistar alguns compartilhamentos sociais.

Principais benefícios do conteúdo evergreen

Bem feito, ele pode fazer com que você melhore seu posicionamento nos buscadores, o que, automaticamente, gera mais visitas e novos leads. Em seguida, ele colabora para que a sua marca seja mais conhecida, sendo este um dos benefícios do conteúdo evergreen no longo prazo, aumentando a sua relevância.

Ao atrair mais tráfego, o conteúdo evergreen pode servir de apoio para outros usuários online, recebendo citações e backlinks para o seu site. Com isso, você tem um aumento na autoridade dentro do tema tratado.

Outro benefício do conteúdo evergreen é a possibilidade de aumentar o tempo que um usuário permanece em seu site, o que ajuda na construção da sua marca.

Dicas para um bom conteúdo evergreen

Criar um conteúdo perene é um grande desafio, já que somos diariamente bombardeados com muitas informações e as coisas estão em constante mudança, então, para definir uma pauta evergreen é necessário um bom trabalho de pesquisa sobre os temas relevantes para cada persona.

Praticamente todo setor pode se aproveitar desse tipo de conteúdo evergreen, por exemplo:

Perceba que as três temáticas estão em assuntos bem diferentes e mesmo assim sempre serão atuais, com uma ou outra correção ou revisão durante os anos, mas os temas vão gerar visitas durante muito tempo.

Lembre-se que alterações podem acontecer, mudanças de lei, novos produtos ou serviços e, para não ficar ultrapassado, é importante atualizar seu conteúdo evergreen sempre que surgir alguma informação nova.

Basicamente, é indispensável que o material produzido seja excelente, isso é indispensável para que ele se mantenha relevante por muito tempo.

As pessoas estão sempre em busca de informações confiáveis e, ao adotar uma estratégia de posicionamento orgânico no Google, é necessário que a sua empresa entregue conteúdo de qualidade, informativo e com uma linguagem de fácil compreensão.

Neste tipo de estratégia, para avaliar os benefícios que o conteúdo evergreen gera para seu site, você precisa documentar em uma planilha todos os materiais produzidos e monitorar, frequentemente, o desempenho da sua audiência, o tempo de permanência no site e os termos que cada usuário usa para chegar até suas páginas.

Desta forma, você poderá então ajustar o seu planejamento de conteúdo e também auditar rapidamente aquilo que está funcionando, fazer correções em temas defasados e muito mais.

Invista em conteúdo evergreen

A internet tornou-se uma poderosa ferramenta para aqueles que precisam vender um determinado serviço ou produto e é o mesmo canal usado por quem precisa destas soluções. Aparecer no momento ideal pode ser o fator de decisão que levará um consumidor optar pela sua empresa e desistir da outra.

Com as posições do Google cada vez mais concorridas, é extremamente importante que o seu planejamento de conteúdo evergreen tenha foco em qualidade, o que vai reduzir os gastos e aumentar a sua efetividade, ampliando o tráfego gerado.

Aqui na SEO Corporate trabalhamos diariamente para posicionar nossos clientes no topo dos resultados orgânicos do Google. Nós entendemos que os benefícios do conteúdo evergreen são muito valiosos na estratégia de SEO, avaliamos com muito cuidado todas as oportunidades existentes no setor abordado.

Com uma forte equipe de redatores, elaboramos artigos que apoiam o usuário na sua jornada com cada marca, fortalecendo os dois lados, gerando valor para o leitor e novos negócios para o cliente.

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