Principais datas comemorativas de janeiro

Principais datas comemorativas de janeiro

Em planejamento, dentro do marketing de conteúdo, abordamos os eventos com uma antecedência de no mínimo 90 dias. Foi por causa disso que em 2020 eu escrevi a primeira versão do calendário do ecommerce. O tema é sucesso e resolvi agora aprofundar as dicas pelos meses do ano. Para começar, saiba aqui quais são as principais datas comemorativas de janeiro.

Janeiro é o primeiro mês do ano e, por isso, repleto de reflexões e expectativas para os períodos que vêm pela frente.

Mas, é também um mês de datas importantes, começando pelo Dia de Confraternização Universal e diversos outros eventos que podem ser aproveitados por empresas de diversos segmentos para ampliar a visibilidade ou a conversão de seus produtos e serviços.

De fato, o dia 1º de janeiro é o único feriado nacional do mês. Porém, isso não significa que não haja datas comemorativas importantes no mês de janeiro. Entre celebrações religiosas, como o Dia de Reis a eventos históricos, como o Dia do Fico, passando por outras que remetem à civilidade, como o Dia de Combate à Intolerância Religiosa.

As datas comemorativas de janeiro também homenageiam profissões e carreiras, como o compositor, além de ritmos genuinamente brasileiros, a exemplo da bossa nova.

Se você é novo por aqui, a SEO Corporate é uma agência de marketing digital, especializada em SEO, CRO e Google ADs. Atuamos para gerar tráfego de qualidade, melhorar a usabilidade das páginas e elevar a conversão de nossos clientes.

Veja aqui:

O que faz um consultor SEO?

Como fazer link building?

Principais datas comemorativas de janeiro

Determinados setores, como o estudantil e aqueles que atuam com impostos, encontram em janeiro a sua sazonalidade para promover matrículas e serviços focados em IPVA, IPTU e por aí vai. Não podemos esquecer também as férias, o verão e vários outros gatilhos para turismo, lazer …

Por isso, mesmo que a sua empresa não seja beneficiada diretamente por alguma das datas comemorativas de janeiro, é sempre importante observar com atenção as celebrações e encontrar uma forma de marcar presença naquelas que fazem sentido agora seu público-alvo.

01 de janeiro – Dia da Confraternização Universal e Dia Mundial da Paz

No Brasil, o dia 01 de janeiro foi instituído como feriado pelo então presidente Getúlio Vargas com o intuito de incentivar a união entre os povos. Já o Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, em 1967, sob a justificativa de que a celebração deveria atingir a todos, independente da religião.

Segundo o líder religioso, a paz só seria alcançada perante a união de todos. Por isso, o papa em exercício deve escrever uma mensagem para o mundo no primeiro dia de cada ano.

04 de janeiro – Dia Mundial do Braille

Entre as medidas de inclusão e de promoção da educação, o Dia Mundial do Braille é uma das datas mais importantes para as pessoas cegas.

Nesta data, nasceu Louis Braille, o francês criador do sistema. Cego quando criança, ele desenvolveu o sistema de leitura aos 20 anos.

06 de janeiro – Dia de Reis

A celebração remete ao dia em que os três reis magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – encontraram a manjedoura onde Jesus nasceu. Assim, puderam presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.

É no dia 6 de janeiro, também, que encerram as celebrações natalinas, iniciadas no dia 24 de dezembro. Logo, é quando são desmanchados presépios e decorações de Natal.

Aqui, uma curiosidade: a data era considerada feriado nacional até 1967, mas foi retirada do calendário a partir do ano seguinte.

Se a sua empresa trabalha com decoração ou com artigos espirituais pode aproveitar e incluir esse evento entre as datas comemorativas de janeiro para fazer alguma ação de marketing, seja por e-mail ou via redes sociais.

09 de janeiro – Dia do Fico

Essa celebração tem todo um contexto histórico. Em 1815, a família real portuguesa veio para o Brasil sob o risco de uma invasão francesa. Assim, o país foi elevado ao Reino Unido de Portugal. Porém, seis anos depois, o rei João VI quis voltar ao país e deixou Dom Pedro I como príncipe regente.

No mesmo ano, a metrópole propôs voltar o Brasil à condição de colônia e exigiu o retorno de Dom Pedro. Contudo, o príncipe, no dia 9 de janeiro de 1822, oficializou a recusa de retornar a Portugal, declarando a célebre frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico!“.

Este evento comemorativo de janeiro pode ser explorado por escolas e universidades dentro do curso de história ou ainda aproveitado por agências turísticas que trabalham com locais coloniais.

18 de janeiro – Dia Internacional do Riso

Que data boa de comemorar, não é? O Dia Internacional do Riso incentiva o ato de sorrir, cujos benefícios à saúde são inestimáveis.

Entre eles, o estímulo ao sistema imunológico, resultando no alívio do estresse, melhorando a respiração e fortalecendo o abdômen. Quem nunca riu até doer a barriga?

Se a sua empresa atua com lazer e entretenimento, ela precisa incluir essa data comemorativa de janeiro em sua lista de eventos. Dentistas também podem aproveitar o momento para promover a saúde bucal.

21 de janeiro – Dia Internacional do Combate à Intolerância Religiosa

Entre as datas comemorativas de janeiro, esta talvez seja a mais recente e pode ser trabalhada por entidades sociais, religiosas e até pelo governo.

O Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa foi instituído como data comemorativa do mês de janeiro de 2007. O objetivo é dar visibilidade ao direito de livre exercício da fé, independente da religião.

A data homenageia Ialorixá Mãe Gilda, falecida em 21 de janeiro de 2000 e vítima da intolerância religiosa.

Um dos principais nomes do candomblé, Mãe Gilda sofreu constantes ataques em seu próprio terreiro, em Salvador, razão que agravou seus problemas de saúde, até levá-la ao falecimento.

O dia 21 de janeiro também faz referência ao Dia Mundial da Religião, celebrado no terceiro domingo do mês.

27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Outra importante data comemorativa de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005. O objetivo é lembrar dos milhões de vítimas do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A data foi escolhida porque, naquele dia, em 1945, tropas soviéticas libertaram os prisioneiros de Auschwitz, maior campo de concentração e extermínio do regime de Hitler, localizado na Polônia.

Assim como o Dia do Fico, essa data pode ser aproveitada pelo setor da educação, pelas redes de cinema e livrarias com a promoção de produtos e serviços relacionados ao tema.

Estas são algumas das principais datas comemorativas de janeiro, porém o mês ainda guarda outros eventos para vários segmentos.

Outras datas comemorativas de janeiro

Se você está fazendo o seu planejamento de conteúdo e quer novas ideias de eventos para trabalhar a sua marca em janeiro, veja algumas opções abaixo:

  •  02 de janeiro: Dia Mundial dos Introvertidos
  • 03 de janeiro: Dia do Juiz de Menores
  • 04 de janeiro: Dia da Abreugrafia
  • 06 de janeiro: Dia da Gratidão
  • 07 de janeiro: Dia da Liberdade de Cultos
  • 08 de janeiro: Dia do Fotógrafo
  • 09 de janeiro: Dia do Astronauta
  • 11 de janeiro: Dia Internacional do Obrigado
  • 12 de janeiro: Dia do Empresário Contábil
  • 15 de janeiro: Dia Mundial do Compositor
  • 16 de janeiro: Dia dos Cortadores de Cana-de-açúcar
  • 20 de janeiro: Dia do Farmacêutico
  • 24 de janeiro: Dia Internacional da Educação
  • 25 de janeiro: Dia do Carteiro
  • 26 de janeiro: Dia da Gula
  • 29 de janeiro: Dia Internacional do Hanseniano
  • 30 de janeiro: Dia do Portuário
  • 30 de janeiro: Dia da Saudade
  • 30 de janeiro: Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
  • 31 de janeiro: Dia Mundial do Mágico

Como se vê, são muitas as datas comemorativas de janeiro com opções agora empresas de diversos segmentos.

Elas são excelentes para manter e fortalecer o relacionamento com os atuais clientes ou ainda apresentar sua empresa para um público novo.

Avalie com atenção a sua persona, suas principais dores e características e encontrará as datas comemorativas de janeiro que fazem mais sentido para ela.

A SEO Corporate atua na auditoria de SEO, na produção de conteúdo para melhorar o ranking orgânico do site e atrair um público qualificado para a empresa.

Você está satisfeito com a performance orgânica da sua empresa? Fala com a nossa equipe e descubra como ficar na frente dos concorrentes!

Depois de ver a lista de datas comemorativas de janeiro, aproveite e leia também:

O que é conteúdo evergreen?

O que é SEO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *