Com qual frequência você avalia o desempenho do seu site na pesquisa orgânica? Como os dados são coletados e usados? O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a automatizar a auditoria de SEO.
Você que é um profissional da área de marketing deve saber muito bem que a coleta de informações é muito relevante para tomada de decisões e também para avaliar o andamento dos principais indicadores de performance.
Por muitos anos eu fiz esse acompanhamento na mão, por meio do uso de diversas planilhas e sistemas, passando horas na coleta de dados. Sempre foi um trabalho bem exaustivo e que sobrava pouco tempo para análises e estratégias.
Bastava um pequeno erro na coleta de dados e a auditoria poderia indicar desempenho errado. Logo, as estratégias também estariam comprometidas.
Mas tudo isso acabou com o surgimento do Google Data Studio, uma solução gratuita que automatiza a coleta de dados e gera relatórios e gráficos em tempo real, ideal para quem deseja otimizar o trabalho.
A cada novo projeto, criamos um relatório com os indicadores principal no Data Studio, combinando dados do Google Analytics e do Search Console, para avaliar o comportamento dos usuários no site de cada cliente e também para fazer uma auditoria do nosso trabalho na otimização orgânica.
Nós somos os primeiros a avaliar a qualidade do nosso trabalho, a identificar alterações no algoritmo do Google que possam reduzir ou ampliar o tráfego de nossos clientes e também mudanças bruscas nas visitas os site.
Isso nos ajuda a tomar atitudes mais rápidas e é esse o objetivo deste artigo, te ajudar a coletar os dados que importam para o seu negócio automaticamente e decisões que pode tomar para melhorar o desempenho orgânico do seu site.
Você é capaz de dizer de forma rápida quais são as páginas que geram mais visitas orgânicas? Elas mudam durante o ano? Qual o tempo médio de navegação dos usuários no celular? Seu site é mais acessado por homens ou mulheres?
Para responder a essas perguntas e usar esses dados de forma estratégica, é hora de entender como funciona essa incrível ferramenta. Vamos lá!?
O que é Google Data Studio?
De forma bem simplista, posso traduzir a ferramenta para um coletor e processador de dados.
A primeira coisa que posso te dizer sobre o Google Data Studio é que ele é um agregador de dados. Informações de campanhas pagas (Adwords), redes sociais, canais do YouTube, performance orgânica (Search Console) e da experiência do usuário no site podem ser facilmente coletadas por ele.
Para você ter uma ideia, o Google Data Studio coleta informações de ferramentas online, de planilhas com dados de vendas e outras milhares de integrações que podem ser feitas por um desenvolvedor.
Eu não vou me prolongar na explicação detalhada de como o Data Studio pode te ajudar campanhas de ADs ou de redes sociais para não fugir do tema central desse artigo: auditoria de SEO.
Se você quer integrar dados das redes sociais ou de outras fontes,a minha sugestão é de pesquisar no YouTube, lá tem vários tutoriais bem simples!
Como usar o Google Data Studio?
O Google sempre pensa na usabilidade ao desenvolvedor suas ferramentas e por isso que o mesmo login de outras soluções da empresa pode ser usado também para acessar o Data Studio.
Ou seja, se você tem uma conta de Gmail, do YouTube ou da Play Store, por exemplo, já pode usar o Data Studio. Se não usa nenhum destes serviços, o cadastro é simples e gratuito!
Com a conta do Google, você pode entrar na ferramenta e terá a possibilidade de ver os arquivos catalogados em três opções:
- Relatório próprios;
- Relatórios compartilhados;
- Lixeira.
Se você está acessando o Data Studio pela primeira vez, essa informação acima é irrelevante, mas será útil no futuro 😉
Nesta tela você terá um menu superior repleto de opções para criar o seu primeiro relatório de acompanhamento. O mais legal de tudo é que o Google já disponibiliza algumas opções de templates pré-elaborados para te guiar, mas com total liberdade para criar o seu.
Aliás, no final deste texto vou deixar um modelo pronto para você fazer a sua auditoria de SEO.
Como você pode perceber, usar a ferramenta é uma tarefa bem simples, mas é necessário compreender o motivo: o que quer monitorar e o que pretende fazer com as informações.
Sabendo destas duas coisas, é hora de ir para a prática.
Como o Data Studio te ajuda a fazer uma auditoria de SEO?
Falei no início deste texto que você poderia usar o Google Data Studio como uma ferramenta parceira para fazer uma auditoria SEO e obter informações relevantes para melhorar o seu ranking orgânico.
Para isso, você vai usar duas fontes de dedos:
- Google Analytics;
- Google Search Console.
Do Google Analytics, você vai extrair informações sobre a experiência do usuário em seu site, identificar informações demográficas como idade e sexo e saber como cada grupo reage ao seu conteúdo.
Dados como tempo no site, profundidade da visita, frequência, dia da semana e horário da dia são úteis para cruzar com o objetivo inicial do seu site e avaliar se sua estratégia de conteúdo tem sido eficiente para alcançar as personas certas para o seu negócio.
Você pode segmentar estas informações de forma rápida e deixar todas pré-programadas para avaliar o comportamento do tráfego que que está recebendo.
Ao eliminar tempo na coleta de informações, sobrará muito tempo para avaliar e colocar algumas estratégia em prática e fazer o seu negócio crescer de forma mais rápida e eficiente.
Já o Google Search Console contém várias informações úteis sobre a indexação e rankeamento do seu site no buscador. Lá é possível ver quantas e quais são as palavras-chaves que acionam suas páginas no tráfego orgânico.
Você sabe me dizer quais são as principais palavras-chaves para eficientes para o seu negócio e em que posição seu site está posicionado?
E se eu te disser que você não precisa contratar nenhuma ferramenta, já que o Google disponibiliza isso gratuitamente.
Você só precisa saber identificar essas oportunidades e automatizar a captação dessas informações.
Se você está fazendo essa auditoria de SEO, vou considerar então que já conhece as principais métricas do tráfego orgânico. De qualquer forma, uma explicação nunca é demais né.
O Google Search Console apresenta várias informações, tais como:
Cliques – Acessos gerados a partir de uma pesquisa orgânica;
Impressões – Pesquisas realizadas e que apresentaram uma de suas páginas como resultado;
CTR – Percentual de cliques a cada cem impressões orgânicas;
Posição média – Classificação média dentro do período e dispositivo.
Do Analytics você vai extrair dados sobre o comportamento do usuário em seu site, já do Search Console vai descobrir oportunidades para alavancar o seu tráfego orgânico.
Seguindo essas dicas na sua auditoria de SEO, você vai ampliar a sua presença em pesquisas relevantes e terá mais oportunidades de negócios.
O que avaliar em um relatório de SEO no Data Studio?
Se você chegou até aqui é hora de colocar a mão na massa e definir os dados que serão avaliados nessa auditoria de SEO.
Abaixo vou te apresentar alguns objetivos que você pode ter e que irá buscar as respostas.
A primeira parte da auditoria de SEO será feita a partir da extração de dados do Google Analytics.
Como é a experiência do usuário em seu site em diferentes dispositivos? Cabe avaliar o total de acessos, separados por idade e sexo x tempo no site e volume de páginas exibida por visita.
Avalie os mesmos dados quebrados por dia da semana e em categorias diferentes de conteúdo.
Apenas esse diagnóstico já será suficiente para você entender as características do público que melhor aproveita o seu conteúdo e também aqueles que podem ser ignorados.
Depois de você deve buscar algumas informações do Google Search Console para avaliar oportunidades que está ignorando e também temáticas que devem ser descartadas na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Eu deixarei um modelo de dashboard que vai te ajudar a identificar rapidamente as palavras que seu site está posicionado na primeira página do Google, na segunda e na terceira.
Além disso, também tem uma regra que reúne termos que podem ser úteis para gerar novos conteúdos, tais como:
- O que é;
- Como fazer;
- Onde encontrar/ tem;
- Como posso;
- Por quê.
Você pode também fazer a sua seleção de palavras-chaves para identificar rapidamente o conjunto que interessa ao seu negócio.
Tudo isso para que você consiga mais tráfego orgânico de qualidade e tenha mais negócios por meio do seu site.
Um segredo de otimização que você pode fazer após coletar todos os dados é separar todas as páginas rankeadas na primeira página (Search Console), mas que geram poucas visitas (Analytics).
Este cenário acima indica que você precisa fazer ajuste em meta título e descrição das suas páginas para torná-las mais atrativas para o usuário, conquistando o seu clique.
Outro ajuste possível é pegar as URLs que estão rankeadas entre a segunda e terceira páginas do Google e melhorar a linkagem interna do seu site, transmitindo mais força para elas.
Esses pequenos cuidados com o seu conteúdo já dia suficientes para você dobrar ou até triplicar o seu tráfego orgânico de qualidade.
Contudo, sem coletar os dados rápido, qualquer estratégia fica comprometida. É aqui que o Data Studio vai facilitar a sua vida.
Não pretendo aqui te ensinar todas as possibilidades de ferramenta, justamente para que você siga na sua curva de aprendizado e adapte a coleta de informações a sua necessidade, que a engenharia orgânica permite várias formas de atuação para chegar só objetivo em comum: gerar tráfego de qualidade.
Como combinar dados no Data Studio?
Um bom tempo atrás, ao fazer um relatório para cada cliente era necessário acessar diversas ferramentas e usar várias planilhas e depois colocar gráficos em apresentações.
Esse tempo nunca foi perdido, mas a tecnologia evoluiu para que eu não precisasse mais entrar em diversas ferramentas e planilhas um monte de dados.
A evolução tem o nome de Data Studio e permite adicionar dados de diversas ferramentas em um único relatório, filtrando diversos períodos e dispositivos.
No exemplo acima, em que uso o Search Console e o Google Analytics para auditar o desempenho SEO, não é a única possibilidade.
Você pode conectar informações de redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube), de ferramentas externas (Mailchimp, SEMrush, Outbrain, Taboola, Pinterest), de campanhas patrocinadas (Facebook ADs, Google ADs, Quora ADs), dentre milhares de outras fontes.
Não apenas isso, é possível mesclar dados online com offline por meio de planilhas digitais (Google Sheets).
Um exemplo desse tipo de uso é mesclar as metas internas em uma planilha e combinar com o desempenho ao vivo, com o acompanhamento de projeção atualizado sempre em tempo real.
Aqui tem um pequeno tutorial em vídeo que pode ser útil para abrir a sua mente.
Ao automatizar a coleta de dados, sobra tempo para sua equipe traçar estratégias para superar os objetivos de cada projeto. Esse é o principal benefício dessa ferramenta.
Quais outros avanços tecnológicos ajudaram a otimizar o seu trabalho? Compartilhe com a gente a sua experiência.
Veja aqui um exemplo de dashboard do Data Studio usado pela África do Sul para acompanhar os casos da Covid-19.
Esse outro relatório foi feito pelo Google para acompanhar o crescimento demográfico mundial.
Meu conselho é que você tenha objetivos claros e fáceis de ser mensuráveis. Integre todas as fontes de dados ao seu Data Studio e elabore estratégias para ter sucesso nas suas ações. Tome sempre decisões baseadas nos dados!
Sei que nem sempre é possível cuidar do seu marketing de conteúdo internamente, seja por falta de braços ou mesmo de conhecimento, nestas situações, nossa equipe pode ser o seu parceiro ideal para ter sucesso orgânico. Vamos conversar?!
Atuamos na elaboração de uma estratégia unificada de SEO que melhora o conteúdo interno e o perfil de links (backlinks) recebidos.
Depois de entender como o Google Data Studio pode ser útil na sua estratégia de SEO, aproveite e leia aqui também: