Como fazer link building?

como fazer link building?

Este é um assunto muito comum e, talvez, uma das maiores dificuldade do trabalho de otimização de um site. Conseguir backlinks de qualidade exige tempo, dedicação e uma boa habilidade de argumentação. Quer saber como fazer link building e melhorar a sua autoridade para os assuntos relevantes?

Claro que sim, todos querem né.

Autoridade é um dos pilares que o Google passou a usar para estabelecer a relação de confiança entre o autor e o tema que ele está abordando.

Essa autoridade faz parte do Quality Raters’ Guidelines (QRG), indicadores de qualidade que Google passou a adotar mesclando três diferentes aspectos:

  • E: Expertise (especializa√ß√£o);
  • A: Authoritativeness (autoridade);
  • T: Trustworthiness (confian√ßa).

Dentro destes elementos, o Google passou a identificar a relação do autor com o tema abordado, a relação do site com o tema abordado, as referências que autor e site recebem de links externos sobre aquele tema, a reputação do site, dentre outros sinais de confiança.

Como exemplo, eu sou jornalista e mantenho um site sobre turismo. Quando faço um novo artigo sobre destinos de viagem, tenho uma pequena autoridade sobre o tema. Porém, vamos supor que eu escreva sobre automobilismo, uma análise profunda sobre a qualidade dos motores, qual a autoridade que eu terei sobre esse tema? Praticamente nenhuma.

O Google E-A-T passou a dar mais valor para quem √© autoridade para um tema espec√≠fico, justamente em um momento em que muitas pessoas tratavam de assuntos sens√≠veis, como s√£o os casos das dietas e atividades f√≠sicas, em que influenciadores passaram a produzir conte√ļdo sem sustenta√ß√£o e sem comprova√ß√£o, colocando a vida e a sa√ļde de milhares de usu√°rios em risco.

Os sinais de autoridade passam necessariamente por cita√ß√Ķes de autores e site em outras p√°ginas da internet. S√≥ que isso n√£o pode ser comprado, mas existem estrat√©gias eficientes para fazer link building e melhorar a reputa√ß√£o sobre um determinado tema.

O que fazemos?

Com mais de dez anos atuando no mercado de otimização de sites, posso dizer que sou uma pequena autoridade no assunto, mas o processo de link building para nós aqui na SEO Corporate é relativamente novo.

Aos poucos, estamos nos posicionando no mercado para marketing de conte√ļdo e trabalhamos para aumentar a visibilidade das marcas e gerar conte√ļdo de qualidade para o p√ļblico-alvo, melhorando a participa√ß√£o delas nos respectivos setores de atua√ß√£o.

Neste processo, além de encontrar as palavras-chaves que pertencem ao universo de cada persona do negócio de cada cliente, nós também estudamos o perfil de links dos concorrentes para saber o caminho que podemos percorrer para que a empresa passe a ser vista como uma autoridade naquele setor.

√Č esse o ponto que voc√™ deve observar com muito cuidado para ter sucesso no trabalho de link building: produza conte√ļdo de qualidade planejado para as personas que fazem sentido no seu segmento de atua√ß√£o.

Existem diversas estratégias para ter sucesso em link building
Existem diversas estratégias para ter sucesso em link building

Links bons s√£o iguais a diamantes

O t√≠tulo deste t√≥pico pode parecer meio rom√Ęntico, mas o Google compreende que links f√°ceis de conseguir t√™m menos valor. Por isso, voc√™ deve selecionar com muito cuidado os canais que vai usar na sua estrat√©gia.

Alguns links podem, inclusive, prejudicar a sua reputação e levar a uma punição do buscador.

Mas se voc√™ ainda nem entende direito o que √© link building, como posso cobrar que compreenda as puni√ß√Ķes?

Você tem razão, por isso serei mais didático.

Existem diversas ferramentas que você pode usar, em conjunto, para atribuir valor a um link e depois traçar uma estratégia para conquistá-lo. Vou te ensinar um check list básico abaixo:

O site em questão trata do tema que você quer se posicionar?

‚úď Sim, avance ao pr√≥ximo passo;

‚úď N√£o, desista dele.

O site em quest√£o tem tr√°fego org√Ęnico?

‚úď Sim, avance ao pr√≥ximo passo;

‚úď N√£o, desista dele.

O site em questão tem um nível de qualidade de links? (Nível de spam)

‚úď Sim, abaixo de dez%, avance ao pr√≥ximo passo;

‚úď N√£o, desista dele.

O site em questão tem alguma reputação (DA, DR)?

‚úď Sim, avance ao pr√≥ximo passo;

‚úď N√£o, deixe ele para usar em um segundo momento.

Considere nessas avalia√ß√Ķes sempre sites em portugu√™s, j√° que n√£o faz sentido obter links de outro idioma e o Google vai perceber facilmente a sua tentativa de manipula√ß√£o.

No processo de link building √© importante ter mais qualidade do que quantidade e tamb√©m ter const√Ęncia.

Por exemplo, é mais valioso conseguir dois a três links por mês, de qualidade, e ser constante do que fazer 10 ou 20 por uns três meses e depois abandonar essa estratégia.

Escolha bem os seus links

Depois de fazer uma boa seleção de canais em que pretende fazer uma abordagem, outra etapa importante é saber quais os temas e links do seu site que vão ser usados.

D√™ prefer√™ncia para p√°ginas que estejam no topo do Google, que tenham tr√°fego org√Ęnico e termos que sejam relevantes. Esta escolha pode ser bem efetiva se feita com base nos dados do Search Console.

Afinal, o Google compreende como totalmente normal que uma p√°gina que tenha tr√°fego receba cita√ß√Ķes online (link building).

Um erro comum que vejo em muitas estrat√©gias de SEO √© algu√©m criar um blog corporativo e j√° iniciar uma estrat√©gia de link building sem nem se preocupar com a gera√ß√£o de conte√ļdo de qualidade e com as demais etapas da otimiza√ß√£o on page.

Outro erro bem comum √© investir mais tempo e dinheiro em link building do que na gera√ß√£o de novos conte√ļdos para seu p√ļblico-alvo.

Eu adoto uma estratégia aqui na SEO Corporate que é baseada na seguinte estrutura para colocar sites novos no topo do Google:

Um conte√ļdo por semana por dois meses;

Dois conte√ļdos por semana durante os meses tr√™s e cinco + 2 novos links externos por m√™s.

Apenas este ciclo bem feito j√° ser√° suficiente para que seu site supere a barreira de mil acessos mensais e se torne autoridade sobre o assunto.

Agora projetos maiores exigem estratégias específicas que passam pelo volume de horas dedicadas, mas sempre tendo em mente que SEO é uma estratégia de médio a longo prazo.

Nosso projeto mais recente levou 18 meses para romper a barreira do 1 milh√£o de acessos org√Ęnicos. Por isso √© importante avaliar com cuidado cada passo da sua estrat√©gia.

Como fazer link building?

Primeiro eu tive a intenção de contextualizar o assunto para que você pudesse compreender a teoria para agora partir para a prática mais consciente e seguro do que deseja.

Os primeiros links que você deve construir são os sociais.

Você sabe em quais redes sociais estão as suas personas? Crie perfis pessoais e empresariais nestes ambientes.

Algumas redes sociais que você pode fazer link building são:

  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Pinterest;
  • Instagram;
  • YouTube.

Dependendo do assunto que você aborda em seu site ou das personas do seu negócio podem ter outra redes sociais mais relevantes, como são os casos de geeks ou gestantes, por exemplo. Por isso, jamais faça link building no modo automático.

Como é um trabalho que exige muito tempo e cuidado, é bem melhor que você conte com especialistas fazendo isso.

Temos aqui uma equipe especializada em SEO dedicada, qualificada e eficiente neste tipo de trabalho.

Como conseguir seus primeiros links?

Elabore uma estratégia de link building
Elabore uma estratégia de link building

Abaixo vou te ensinar algumas estratégias eficientes para conseguir backlinks de valor dentro do seu universo de atuação. Vamos lá?

Já falei acima sobre as redes sociais, certo? Por isso, tenha um mapa dos ambientes sociais relativos ao seu negócio e esteja presente lá.

Selecione os fóruns de assuntos que você aborda e crie um perfil lá. Interaja com os usuários nos temas que domina e apresente com cuidado links interessantes sobre o assunto em debate.

Um bom exemplo de ambiente deste tipo para fazer link building é o Quora, um site de perguntas e respostas que permite adicionar links relacionados aos assuntos abordados.

Outro passo √© adicionar o feed do seu site a uma conta no Pinterest. O sistema vai gerar um Pin para cada imagem sua e vai exibir dentro daquela rede. Al√©m disso, sempre que o assunto for compartilhado por um usu√°rio, ele aumenta a sua relev√Ęncia para o assunto do Google j√° consegue medir esses sinais.

Agora √© a hora de avaliar a Wikip√©dia e encontrar assuntos relevantes que estejam fracos e exijam revis√£o. Mesmo que tenha muito conte√ļdo j√° dispon√≠vel na plataforma, n√£o √© raro encontrar um assunto pendente e √© aqui que voc√™ precisa ser perfeito.

Colabore com um conte√ļdo de qualidade, ofere√ßa links de apoio e ser√° recompensado. Se voc√™ ou sua empresa tiverem uma carreira ou reputa√ß√£o, vale tamb√©m sugerir a cria√ß√£o de uma p√°gina espec√≠fica na plataforma.

Os links de Wikipedia n√£o s√£o dif√≠ceis para quem produz conte√ļdo de qualidade e sempre aparecem na primeira p√°gina do Google. Isso faz deles um bom desafio para quem est√° aprendendo a fazer link building.

A minha √ļltima dica para voc√™ que est√° iniciando na jornada de backlinks e quer aprender como fazer link building de uma forma eficiente √© mapear todos os seus clientes, fornecedores e parceiros.

Avalie os respectivos sites e veja como os conte√ļdos de voc√™s se encontram. Neste estudo, veja como √© poss√≠vel oferecer um texto de qualidade para cada um deles e obter um link para a sua p√°gina.

Lembre-se sempre de oferecer um conte√ļdo muito bom, que inspire o usu√°rio e que ele seja motivado a compartilh√°-lo em suas redes sociais.

Assim como em qualquer outra atividade profissional, otimizar um site para aparecer em pesquisas relevantes exige muito tempo de estudo e atividades pr√°ticas.

Espero que você coloque algumas ou todas as dicas que passei aqui sobre como fazer link building para construir a sua autoridade online e gerar negócios em seu site.

Nos comentários abaixo, deixe-me saber sobre a maior dificuldade que você tem ao fazer o trabalho de SEO em sua empresa.

Depois de aprender como fazer link building, leia tamb√©m o nosso texto sobre como fazer SEO para site de uma escola ou veja como o marketing de conte√ļdo ajuda a atrair mais turistas para uma cidade.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *