O que é SEO e para que ele serve?

O que é SEO?

Aparecer em destaque e atrair o público certo é o sonho de qualquer empresário que investe tempo e dinheiro para fazer um site. Ao avaliar as diversas estratégias possíveis, você chegará a dois cenários: tráfego orgânico ou mídia paga.

As campanhas pagas contam com diversas características próprias e também das referidas redes que serão tratadas aqui em um outro artigo, mas o foco aqui é explicar melhor o que é SEO, a sigla do termo inglês Search Engine Optimization, que em português significa otimização para os mecanismos de pesquisa.

Posso definir de forma mais direta SEO da seguinte forma: trata-se de uma série de cuidados que você deve ter com seu site, desde o desenvolvimento, passando pela hospedagem até a atualização para que ele seja relevante durante a pesquisa de um determinado usuário.

Engana-se quem pensa que SEO deva ser feito uma única vez e que será efetivo sempre. Na verdade, o Google faz diversas atualizações do seu algoritmo durante cada ano para melhorar as respostas que apresenta aos seus usuários.

O trabalho de otimização de sites é um serviço constante e que deve ser baseado em resultado na elevação do tráfego natural. Afinal, do que adianta ter sua empresa online se ela não for vista? Aparecer no topo do Google vai aumentar as suas chances de conseguir mais negócios.

Caso você prefira, pode navegar diretamente pelos principais tópicos para compreender melhor o que é SEO:

Aliás, ainda para te ajudar a entender o que é SEO e quais são as suas obrigações dentro do seu trabalho de marketing, essa frase abaixo de Bruce Clay, uma das principais autoridades dessa engenharia, exemplifica bem. Concorda comigo?

“Não é trabalho de SEO fazer um porco começar a voar.  É trabalho de SEO fazer uma reengenharia genética no site para torná-lo uma águia”

Bruce Clay
Entenda aqui como funciona um motor de busca
Entenda aqui como funciona um motor de busca

O que é um mecanismo de pesquisa?

Os motores de busca, popularmente conhecido como buscadores, são uma série de sistemas que localizam, validam e apresentam resultados para pesquisas feitas por cada usuário.

Você já parou para pensar como que o Google ou qualquer outro buscador elege qual a melhor resposta para uma pesquisa que fez?

Os sistemas atuam com mais de 200 critérios para definir o que aparece em primeiro e o que vem por último. É nesta hora que é mais fácil de compreender para que serve o SEO.

Trata-se de facilitar o trabalho do motor de busca para que ele descubra seu conteúdo e suas páginas, indexe e coloque-o no melhor ranking possível para as pesquisas que você definiu como prioritárias para seu negócio.

As três fases do trabalho do buscador são:

Descoberta

O robot de cada motor de busca vasculha a web e seus hiperlinks para encontrar novos conteúdos. Esse ciclo é constante!

Indexação

Após localizar um novo conteúdo, é nesta fase que o mecanismo de busca vai decidir se a página merece ou não ser indexada e aparecer em seu catálogo de respostas.

Rankeamento

Depois de encontrar e indexar cada página de seu site, o motor de busca vai então tentar entender o valor que cada URL tem para cada tipo de pesquisa.

É nesta etapa que você pode compreender melhor para que serve o SEO. Está técnica é útil para facilitar a descoberta e a indexação do seu site, gerando tráfego de valor para seu negócio.

O profissional ou a agência especializada em indexação orgânica deverá fazer ajustes frequentes para que o seu conteúdo seja um dos primeiros resultados para cada um dos públicos que interessam ao seu negócio.

Este tipo de trabalho exige aprimoramento constante, testes e monitoramento para identificar o que funciona melhor e o que deve ser evitado em seu segmento de atuação.

Apenas para que você compreenda melhor o que é SEO e como ele evolui a cada ano, abaixo vou resumir um pouco dos últimos acontecimentos mais relevantes.

Primeiro era necessário colocar as palavras-chaves com as quais o meu conteúdo se identificava. Depois o Google passou a armazenar a experiência do usuário com a resposta apresentada. Se ele pesquisasse novamente, o sistema passou a entender que aquele site não era a melhor resposta.

A partir desta fase começaram os estudos sobre as intenções da pesquisa do usuário, que podem ser;

  • Navegacional;
  • Transacional;
  • Educacional;
  • Informativa;
  • Institucional;
  • Local;
  • Notícias, vídeos ou imagens.

Para cada tipo de de intenção de pesquisa o buscador passou a apresentar elementos diferentes na página de resultados orgânicos.

Paralelo a isso, a velocidade de carregamento, usabilidade dos sites e adaptação ao celular também passaram a ser critérios de posicionamento orgânico.

Mais recentemente o Google passou a priorizar também a qualidade de cada site de acordo com o que ele denominou como E-A-T.

Um conjunto de normas que significa:

  • E: Expertise (especialização);
  • A: Authoritativeness (autoridade);
  • T: Trustworthiness (confiança).

Diversos sites tiveram queda no ranking orgânico justamente por falhar em um ou mais elementos de qualidade.

Por fim, das atualizações de SEO mais recentes está a classificação Your Money or Your Life (YMYL).

A regra YMYL trata-se de uma interpretação dos algoritmos sobre a importância de uma página ao aconselhar o usuário em uma decisão importante que vai impactar a sua vida.

Os primeiros sites impactados com a atualização YMYL foram de segmentos de saúde e finanças, mas já vi relatos em educação e carreiras.

Porém, se você aplicar o seu planejamento de SEO sempre pensando em gerar valor para os seus usuários (personas), oferecer conteúdo útil em sua jornada e de confiança, o tráfego orgânico do seu site sempre terá importância para o motor de busca.

Sempre que alguém procura a SEO Corporate para melhorar o posicionamento orgânico do site tratamos de destacar a importância de cumprir cada uma etapa com eficiência para garantir bons resultados!

Saiba aqui o que é um conteúdo evergreen

Fatores de rankeamento

O Google uma três agrupamentos de dados em seus diversos algoritmos para validar os sites e posicioná-los na página de resposta.

Um dos critérios é relacionado ao usuário, é isso que faz com que uma resposta seja apresentada para mim e outra para você. A nossa experiência e intenção de pesquisa é usada como critério de rankeamento.

Outro item que o buscador usa para rastrear e posicionar os sites é o SEO on page, um conjunto de elementos técnicos e informações estruturadas nas páginas e que são lidas pelos robôs.

A terceira parte deste triângulo é o SEO off page, critérios externos que servem para atestar as menções ao site e aos autores de conteúdo para validar a autoridade sobre determinado assunto e o engajamento que ambos têm por meio de backlinks de qualidade.

Cuidados com usabilidade devem ser prioridade
Cuidados com usabilidade devem ser prioridade

O que é SEO on page?

Esta etapa é compreendida pelo melhor uso das heading tags, conteúdo original, carregamento rápido de páginas, excelente usabilidade em diversas telas, etc.

Você pode ainda otimizar meta título, descrição, imagens, categorias e URLs, além de explorar bem a linkagem interna.

O tamanho do conteúdo também importa na otimização on page de acordo com cada tipo de temática abordada e a concorrência das SERPs. Ou seja, para ocupar o espaço que hoje é de um concorrente é necessário fazer algo maior e mais completo do que ele.

Você pode também explorar os rich snippets, uma série de dados estruturados para ajudar o buscador a identificar informações extras e exibi-las aos usuários.

Cada etapa dessas do SEO on page exige atenção especial e deve ser cumprida com eficiência para melhorar o posicionamento orgânico do seu site.

Por exemplo, se você quer aparecer em destaque no Google imagens, leia com atenção este artigo aqui.

O que é SEO off page?

Essa etapa é compreendida pelas referências externas que apontam para o seu domínio. Os backlinks de qualidade ajudam a construir a confiança em seu conteúdo e é um dos critérios que estabelece a autoridade do seu site.

Existem várias estratégias de link building que vão contribuir para que o seu site seja bem referenciados. Dentre elas, posso citar;

  • Presença e engajamento em redes sociais;
  • Fóruns do segmento de atuação;
  • Sites de perguntas e respostas;
  • Relacionamento com a imprensa.

Uma atuação correta em link building deve levar vários itens em consideração, tais como;

  • Links originados de páginas confiáveis;
  • Links de sites pequenos e grandes;
  • Links contextualizados.

Não se prenda as regras de links follow e nofollow em sua estratégia de SEO off page, já que depois de 15 anos o Google passou a ampliar a transferência de autoridade para diferentes situações. Leia mais sobre isso aqui!

O que é experiência do usuário?

Entender bem o que é SEO e como essa estratégia é importante para o futuro dos seus negócios passa por avaliar o que o usuário faz ao chegar ao seu site.

Neste caso, a melhor coisa que você pode fazer é instalar uma ferramenta de heatmap, que avalia o mapa de calor, ou seja, com quais elementos do seu site os usuários interagem ou não.

Invista muito em teste A/B para encontrar a melhor navegação para o seu público-alvo. Isso vai ajudá-lo a encontrar o que procura e tornar a experiência muito mais agradável.

Como começar uma estratégia de SEO?

Quando um cliente novo nos procura para otimizar os resultados orgânicos de seu site, seguimos uma estrutura que é bem eficiente e que você também pode adotar em seus projetos.

As etapas importantes de uma estratégia de SEO são:

  • Entenda os objetivos;
  • Defina as personas;
  • Planejamento de ações;
  • Monitoramento;
  • Otimização.

Os objetivos vão ajudá-lo a entender quais são os recursos necessários e também o resultado que se espera conseguir.

De posse dos objetivos, é hora de saber quais são os públicos que são relevantes para o negócio e quais são os tipos de pesquisa que eles fazem e que são importantes para você posicionar seu site.

Depois de saber o resultado que se espera e quais são as personas do negócio, é hora de avaliar os concorrentes e traçar um planejamento de ações, produzir conteúdo e publicá-los, além de fazer melhorias internas e externas.

Jamais esqueça de monitorar todos os indicadores do negócio para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Além de avaliar o posicionamento orgânico do seu site, faça auditoria de SEO também dos seus principais concorrentes.

O monitoramento vai te dar insights para saber quais páginas merecem otimização. Você poderá melhorar o conteúdo, o carregamento, meta título e descrição, as imagens, os elementos da página e a linkagem interna, além de conseguir novos backlinks de qualidade para URLs estratégicas.

Quantidade x qualidade

Entender o que é SEO passa por aprender que a qualidade do que se produz deve sempre ser a prioridade e essa qualidade não é aos olhos do robô, mas sim para o usuário que você deseja alcançar.

Muitos profissionais de SEO cometem o erro de produzir muito conteúdo ou construir uma estratégia de backlinks sem validar a qualidade e eficiência das duas estratégias. Com um planejamento adequado de acordo com cada persona é possível ter resultados sólidos.

Não adianta atrair 100 mil usuários que não pertencem ao público que consome seus produtos ou serviços. Da mesma forma, não adianta publicar 50 artigos se apenas dois conseguiram bom ranking orgânico.

É melhor dedicar seu tempo em SEO para criar dez ótimos conteúdos e colocá-los no topo do Google e gerar um tráfego orgânico útil ao seu negócio. Nós levamos isso muito a sério aqui na SEO Corporate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *