Como aumentar as vendas de uma loja virtual?

como aumentar as vendas de uma loja virtual?

O comércio eletrônico cresce a cada dia com novas oportunidades que surgem e amplia o surgimento de novos negócios. Porém, existe também muita frustração quando as coisas não andam como planejado. Se os seus números não andam bem, acompanhe aqui algumas dicas de como aumentar as vendas de uma loja virtual.

A pandemia mundial provocada pelo coronavírus Covid-19 acelerou a digitalização de muitas empresas de diversos setores que antes atendiam parcialmente ou exclusivamente no universo offline.

Diversos empresários viram-se obrigados a colocar seus produtos e serviços online, mas depois de algumas tentativas reclamam que as coisas não evoluem em suas lojas virtuais.

Pode até ser que em nichos novos ou no passado as coisas fluíam com certa tranquilidade no universo digital. Mas hoje a história é bem diferente, sem planejamento, as suas chances de fracasso são gigantes.

Por outro lado, um bom caminho de como aumentar as vendas de uma loja virtual é estudar o seu mercado de atuação, testar ofertas, medir o desempenho das mídias e identificar bem o público que deseja alcançar. Jamais tente ser generalista!

Acompanhe aqui uma série de dicas sobre como aumentar as vendas de uma loja virtual. Você verá aqui:

Como avaliar seu público?

Como saber em quais redes sociais atuar?

Como conseguir mais tráfego orgânico?

Como vender mais por e-mail marketing?

“Você não pode simplesmente abrir um site e esperar que as pessoas entrem nele. Se você realmente quiser ter sucesso, precisa criar tráfego”, explicou Joel Anderson, então CEO do Walmart.

Como comentou Joel Anderson, tudo começa no interesse do público. Sem ele, sua loja virtual não resistirá.

Avalie o seu público

Você acessa o Google Analytics com qual frequência? Além de quantidade de tráfego, já parou para estudar as características do público que está atraindo para sua loja virtual?

Ter um site com muitos acessos, mas poucos pedidos é sinal de que o público atraído não é o ideal ou que a sua loja virtual não gera valor para o usuário.

Para encontrar as respostas você deve seguir alguns passos dentro do seu Google Analytics (GA).

Abra a sua conta e filtre os dedos do último mês, depois vá no menu esquerdo e selecione a opção público. Agora você vai escolher a opção demográfico, lá tem duas informações que são muito valiosas, mas que são esquecidas na maioria das análises:

Sexo e idade dos visitantes do seu site.

Agora, de posse desta informação você vai fazer alguns levantamentos.

Cruze cada uma das mídias principais que geram tráfego agora sua loja virtual versus sexo e idade e veja se todas se comportam de forma igual ou não.

Pegue as origens principais e separe:

  • Redes sociais x sexo x idade
  • Tráfego orgânico x sexo x idade
  • Tráfego direto x sexo x idade
  • Tráfego de ADs x sexo x idade

De posse desses dados, agora é hora de ir ao seu banco de dados ou CRM e validar os perfis de quem compra na sua loja virtual, qual é o seu ticket médio para os diversos públicos e qual deles compra mais de uma vez.

Desta forma você vai conseguir identificar os melhores públicos-alvos do seu ecommerce.

Estude seu público-alvo
Estude seu público-alvo

O trabalho não acaba aqui …

Você está fazendo o processo inverso de definição de personas, coisa que teria te poupado tempo e dinheiro se tivesse sido feito no momento certo. Porém, nunca é tarde demais!

Fiz inclusive aqui um texto que ensino como definir as personas do seu negócio.

A definição das personas vai além das informações básicas de idade e sexo, passa pelo endereço, formação e interesses.

Alguns estudos apontam que cada loja virtual tem entre quatro e cinco personas, sendo estas responsáveis por mais de 90% do faturamento.

Ou seja, para aumentar as vendas da sua loja virtual ou qualquer outro negócio de forma eficiente é necessário focar suas ações de mídia nestas quatro ou cinco personas identificadas e evitar desperdiçar tempo e dinheiro com aquelas que não são o foco da sua empresa.

Pode parecer bem trabalhoso e é sim, não vou dizer que é simples essa tarefa. Assim como em qualquer tipo de negócio, ter sucesso com uma loja virtual exige vários cuidados em sua gestão.

A próxima fase da missão de aumentar as vendas de uma loja virtual é explorar as interações sociais das suas personas. Vamos lá?!

Em quais redes sociais atuar?

Se qualquer profissional de marketing ou uma consultoria de SEO contratada já vier com argumentação de que você deve manter uma página no Facebook, criar um perfil no Instagram, ser ativo no LinkedIn, exibir vídeos no YouTube, criar Pinterest, Flickr, Twitter, Tumblr, Snapchat e TikTok, ou quaisquer outras redes, sem ao menos estudar seu público-alvo, corra!

Digo isso com toda a segurança de quem já trabalha no marketing digital há mais de 15 anos e vi de perto estratégias certas e erradas adotadas por várias agências.

Você precisa sempre avaliar se a moda do momento se encaixa a uma das suas personas. Se a resposta for positiva, então vale investir esforços lá para atrair novos usuários que podem gerar mais vendas em sua loja virtual. Porém, se não fizer sentido para nenhum dos seus públicos, não perca seu tempo.

Se você atuar de forma certeira, as redes sociais serão ótimas vendedoras suas e terá um bom fluxo de pedidos. Likes e seguidores não valem de nada se não puder transformá-los em clientes. Contudo, vale ressaltar que diferente das campanhas de ADs, atuar nas comunidades virtuais exige tempo para atrair e gerar confiança, requisitos básicos antes do momento da compra.

Atue de forma profissional e com linguagem própria em cada rede social que suas personas estiverem e evite replicar o mesmo conteúdo. Seja original sempre!

Use uma linguagem correta nas redes sociais
Use a linguagem do seu público nas redes sociais

Como gerar visitas orgânicas relevantes?

Outro dia eu li um comentário que dizia que tráfego orgânico é inútil e não gera valor para uma empresa. Fiquei surpreso com essa revelação de um profissional que queria vender o serviço de gestão de links patrocinados.

Essa pessoa está tão despreparada que não consegue ver como as duas fontes atuam em conjunto e geram muito mais resultados para cada cliente.

É bem provável que ele tenha ouvido isso de alguém e apenas replicou o discurso, mas sem nenhuma fundamentação.

O caminho para ter sucesso de vendas em uma loja virtual por meio do tráfego orgânico também passa pelos assuntos relevantes para cada persona.

Com mais de 6 bilhões de buscas diárias no Google, você precisa saber muito bem quais são os assuntos que vale brigar para ter um bom posicionamento orgânico e aqueles que não merecem o seu esforço. Como descobrir isso?

Aquela pesquisa anterior sobre as personas que interessam ao seu negócio é uma fonte útil de informações. Além disso, é necessário mapear as principais páginas de acesso orgânico e ver como os usuários reagem ao seu conteúdo.

Depois é hora de mapear as principais páginas de acesso orgânico de até cinco concorrentes. Nesta auditoria de SEO, avalie quais páginas estão bem posicionadas para pesquisas com intenção de compra e quais são apenas de conhecimento. Como saber isso?

Vamos supor que você deseja aumentar as vendas de uma loja virtual de almofadas e está bem posicionado para uma pesquisa sobre como fazer almofada, mas percebe que o seu concorrente está no topo do Google para o termo almofadas decorativas para sofá.

Parecem termos similares, mas a segunda opção carrega uma decisão de compra, enquanto que a primeira tem apenas uma intenção de aprendizado.

Vale posicionar nas duas, claro que sim! Contudo, o objetivo aqui é aumentar as vendas de sua loja virtual de forma mais direta e deixar o branding para um segundo momento.

Produza conteúdo e posicione suas páginas na pesquisa orgânica do Google para termos que estão no jornada de compra das suas personas. Usando ainda o exemplo da loja de almofadas, vale investir em opções como:

  • almofadas para quarto de bebê
  • almofadas para quarto feminino
  • almofadas para quarto de casal
  • almofadas para bebê sentar
  • onde comprar almofadas decorativas baratas
  • onde comprar almofadas baratas em sp
  • lojas de almofadas decorativas

Acima tenho uma pequena lista de palavras-chaves que carregam intenção de compra e que interessam a várias personas. Por exemplo, clientes que residem em São Paulo, gestantes ou madrinhas, um casal que decora seu quarto e pessoas que buscam por desconto, por exemplo.

Avalie no seu portfólio de produtos para quais públicos eles se encaixam e posicione na pesquisa orgânica que seja relevante.

Use o Google Search Console para avaliar as palavras-chaves orgânicas que seu site se posiciona entre a primeira e segunda páginas do buscador e que pertencem a jornada de compra e faça ações para otimizá-las, levando as ao topo.

Aqui na SEO Corporate sempre focamos nosso trabalho na metodologia própria ETA, baseada em Estudar > Testar > Aplicar!

Todas as decisões que tomamos são baseadas em avaliação dos diversos dados e testes no segmento de atuação do cliente. Afinal, SEO não existe uma receita de bolo que funciona para todos os setores.

Depois de avaliar e otimizar o posicionamento orgânico para as personas que interessam, atuar nas redes sociais que interessam ao seu público-alvo, uma outra forma que vai te ajudar na busca sobre como aumentar as vendas de uma loja virtual é a segmentação para envio de e-mail marketing.

Explore os contatos que você já tem

Você faz disparos de e-mail segmentados ou em massa? Espero muito que já faça um filtro na sua base de dados, caso contrário o engajamento deve ser muito ruim.

Vários estudos apontam que mais de 30% dos brasileiros realizam uma compra após receber um e-mail com uma oferta e que 58% dos internautas confiam nas mensagens que recebe em seu endereço eletrônico.

Os números apenas comprovam o que muita gente já sabe: o disparo de e-mail continua sendo uma excelente ferramenta para aumentar as vendas de uma loja virtual. Principalmente em cenários em que é necessário reduzir o investimento em campanhas publicitárias, a sua base de clientes pode te surpreender!

A segmentação deve ser baseada nos dados que você tem de cada cliente. Lá em cima falei sobre identificar as personas do seu negócio. Aqui, veja quais são os produtos que cada persona compra e a frequência que ela faz isso por mês, semestre ou ano.

Se está perto de um período de ativar uma nova compra, que tal se antecipar e mandar um desconto imperdível?

As vendas de sua loja virtual podem subir também em valor ao colocar produtos em kits ou oferta de itens que atuam em conjunto.

Segmente, mas nada de exagero!

Após mandar duas ou três mensagens e perceber que o seu usuário não reage, esqueça as ofertas comerciais e tente engajá-lo para seguir seus perfis sociais ou para participar de uma pesquisa de satisfação.

Invista também na produção de réguas de relacionamento que sejam eficientes para acompanhar todo o ciclo de vida do seu cliente, dando as pausas necessárias para descanso da base.

Itens como frete grátis e entrega rápida já não são mais diferenciais, uma vez que toda loja virtual explora esses itens. Surpreenda seu cliente com atendimento diferenciado, detalhes no processo de compra e até mesmo com o envio de tutoriais.

Mesmo que ele não tenha interesse de compra, receber um e-mail com uma dica útil em determinado momento será algo que aumentará a sua identidade com a marca e isso só é construído com muito esforço e cuidado com cada cliente.

Pronto para aumentar as vendas da sua loja virtual?

Se aplicar os processos orientados aqui nas suas redes sociais, na sua base de e-mails e também no posicionamento orgânico do site, você terá uma elevação nas vendas da sua loja virtual.

Isso vai acontecer de uma hora para outra? Claro que não. A rapidez do resultado vai depender do esforço que você vai colocar em cada uma das etapas.

Lembre-se, quanto mais tempo você demorar para tomar decisões baseadas em dados, outros concorrentes otimizam suas operações e aparecem com mais frequência para bons clientes. Por isso, não espere mais!

Não falei aqui sobre as campanhas publicitárias como são os casos do Google Ads e do Facebook Ads. Esse assunto merece um capítulo separado e criarei um artigo específico em breve.

Além de ver aqui como aumentar as vendas de uma loja virtual, se você quiser aprofundar no assunto sobre posicionamento orgânico, veja como otimizar suas páginas.

Sempre apresento uma série de dicas sobre SEO e outros assuntos que podem impactar positivamente no tráfego do seu site. Você também pode acompanhar nosso perfil no Pinterest ou no LinkedIn.

Gostou das nossas dicas de como aumentar as vendas de sua loja virtual? Comente abaixo e deixe também suas perguntas, prometo respondê-las.

Você pode se interessar também por:

Como fazer SEO para site de dentista?

Como captar mais alunos com técnicas de SEO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *