Mais de cinco bilhões de pesquisas acontecem todos os dias no Google, a maioria em dispositivos móveis. A página de resposta apresenta alguns destaques patrocinados e uma série de até dez resultados orgânicos.
Logo, para ter um bom desempenho de tráfego em seu site torna-se necessário promovê-lo por links patrocinados ou então investir em técnicas de SEO.
Aprender como melhorar o posicionamento orgânico no Google é primordial para ampliar o volume de visitas e de negócios em sua empresa.
De nada adianta investir tempo e dinheiro na criação de um site e deixá-lo escondido nas últimas páginas do buscador. Não é mesmo?
Pior do que isso, ver seu concorrente nos primeiros resultados do Google e observar seu site se transformar em um grande elefante branco, sem gerar negócios para você. Muito frustrante!
Por isso, vou te explicar aqui alguns dos pontos que o Google valida em seu algoritmo para apresentar os resultados orgânicos.
- Por que é importante melhorar o posicionamento no Google?
- O que é SEO?
- O que é marketing de conteúdo?
- Como melhorar o posicionamento orgânico?
- Escolha as palavras-chaves corretas
- Tamanho do conteúdo
- Otimização das imagens
- Otimização das URLs
- Otimização de metadados
- Tempo de carregamento
- Usabilidade
- Link building
São processos básicos que todo consultor de SEO segue para melhorar o posicionamento orgânico no Google dos sites de cada cliente.
Ao adotar tais práticas, seu tráfego gratuito certamente aumentará.
Por que é importante melhorar o posicionamento no Google?
Imagine o seguinte cenário: você investe dinheiro para alugar e montar uma loja em uma importante avenida de sua cidade, contrata os melhores funcionários e recebe visitas qualificadas 24h por dia.
Isso parece longe da realidade para você?
Pois é, no caso do universo digital, isso é totalmente possível.
Existem dois caminhos para gerar tráfego online:
- Anúncios;
- Busca orgânica.
No primeiro caso, apenas com investimento constante em campanha publicitária, seja ela no Google, no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou qualquer outra plataforma online. Ou seja, quando terminar o saldo disponível acaba o tráfego.
Logo, é o mesmo que ter sua loja fechada por um bom período do dia.
Já o tráfego orgânico funciona como um divulgador 24h dos seus produtos ou serviços.
Você investe tempo e dinheiro no início, mas os resultados tendem a ser constantes e crescentes no médio e longo prazo.
Muitas empresas começam com um investimento em 80% em campanhas pagas e 20% em ações de marketing de conteúdo e link building para gerar tráfego orgânico.
Depois, com um bom planejamento, a conta se inverte com o passar dos meses e o investimento é maior para melhorar o posicionamento orgânico no Google, já que essa é uma mídia das mais efetivas e baratas.
O que é SEO?
Essa é a sigla que identifica o trabalho de Search Engine Optimization, uma série de técnicas que tem por objetivo auxiliar o Google a entender que o seu site é o melhor resultado que ele pode apresentar para um determinado usuário.
O trabalho de uma agência especializada em SEO se divide diretamente em duas áreas:
- On page;
- Off page.
O SEO on page atua em frentes como conteúdo textual e de imagens da página, velocidade de carregamento do conteúdo, experiência do usuário (UX), linkagem interna, metadados e categorização, por exemplo.
Já o trabalho de SEO off page trata-se de uma ação que não é totalmente controlada por você.
É uma estratégia de geração de backlinks (links em páginas externas) para melhorar a sua reputação online e transmitir relevância do seu conteúdo em comparação com os demais.
Uma agência especializada em link building deve elaborar uma estratégia para gerar backlinks diversificados e contextualizados dentro da sua área de atuação.
Está é uma das fases mais trabalhosas de SEO e a minha recomendação é que você tenha contrate um especialista para ajudá-lo nesta tarefa.
O que é marketing de conteúdo?
O usuário vai ao Google, seja por meio do desktop ou do celular, em busca de informações relevantes em seu dia.
Para que o seu site melhore o posicionamento orgânico e tenha mais acessos, uma boa tática é investir em inbound marketing.
Essa é uma solução que tem por objetivo escolher pesquisas feitas pelo público-alvo do seu negócio e elaborar conteúdos incríveis e úteis para gerar atração e despertar o interesse por seus serviços ou produtos, tudo elaborado de acordo com o momento que o leitor está na jornada de consumo.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais recentes do universo do SEO e gera um resultado constante e eficiente, quando bem feito.
Você pode ter uma equipe interna focada na produção de novos materiais ou contratar uma agência de marketing de conteúdo para ampliar os esforços e resultados orgânicos.
A decisão sobre a terceirização total ou parcial desta tarefa é uma escolha que você deve fazer em diversos estágios do seu negócio.
Aqui tem um artigo em que explico algumas das vantagens de terceirizar a produção de conteúdo.
Se você optar por fazer esta tarefa internamente, anote os passos abaixo para ter sucesso em seu objetivo e conseguir aumentar o seu tráfego orgânico..
Como melhorar o posicionamento no Google?
Confira a seguir oito coisas que contribuem para melhorar o ranking do seu site no buscador.
Escolha as palavras-chaves corretas
Alguns estudos apontam que cada negócio tem entre quatro e cinco personas e que estas representam mais de 90% do faturamento de cada empresa.
É importante que a cada seis meses ou um ano você refaça o estudo de personas e elabore uma lista de palavras-chaves que pertencem ao universo delas e crie conteúdo para posicionar o seu site nestas pesquisas orgânicas.
Depois de publicar, monitore a evolução do artigo na página de resultados de pesquisa (SERP). Algumas buscas são muito concorridas e vão exigir mais otimização após o Google classificar o seu texto.
Tamanho do conteúdo
Mínimo de 300, 500 ou mil palavras? Essa pergunta não tem uma resposta tão simples. Algumas ferramentas indicam que o texto mínimo deve ser de 300 palavras, mas isso depende mais da intenção da pesquisa e dos concorrentes.
Por exemplo, quem pesquisa pela cotação da moeda quer saber o valor atual e oscilações do câmbio, que são informações que podem ser respondidas em poucas palavras, terá grandes sites no topo com poucas palavras.
Porém, se o seu objetivo é explicar como economizar na compra de dólar, o ideal aqui é avaliar os dez primeiros resultados orgânicos e produzir conteúdos maiores e mais completos do que eles para que o Google entenda que o seu site é o melhor para o usuário.
Logo, o que vai determinar o tamanho do seu texto é a concorrência em cada palavra-chave escolhida.
Por decisão estratégica, nos clientes atendidos em marketing de conteúdo aqui na SEO Corporate, sempre produzimos textos com no mínimo mil palavras.
Otimização das imagens
O robô do Google é muito inteligente e consegue avaliar diversos fatores para apresentar os melhores resultados orgânicos. Porém, ele ainda não consegue ler uma imagem de forma bruta.
Além disso, um bom volume das pesquisas orgânicas acontece no Google imagem, o que torna esse ambiente muito valioso para o trabalho de SEO.
As orientações para melhorar o posicionamento orgânico no Google imagem são:
- Ter arquivos leves;
- Salvar entre 80 e 90 DPIs;
- Exportar para internet;
- Salvar o arquivo com a palavra-chave do texto;
- Não usar underscore na legenda, título ou nome;
- Colocar texto alternativo curto e otimizado em casa imagem.
Otimização das URLs
O Google lê todos os elementos do seu site para identificar como ele se relaciona com as intenções do usuário e ter resultados sempre eficientes.
Uma etapa que é pouco explorada na otimização orgânica é a URL final de cada página.
Novamente, não use underscore entre as palavras. Use hífen!
Otimize a URL de cada conteúdo para que ela tenha apenas a keyword (palavra-chave) e evite o uso de artigos (as, os, a, o) e termos soltos de uma ou duas letras.
Esse uso dos termos soltos deve ser feito sempre com moderação e baseado no nível de concorrência daquela palavra-chave.
Alguns casos podem exigir que você seja bem agressivo e salve assim o-que-e-marketing-de-conteudo a sua página, já outros podem ser simplesmente assim empresa-marketing-conteudo.
Contudo, nos dois casos, jamais deixe de otimizar sua URL e eliminar termos desnecessários.
Otimização de metadados
São estes elementos que vão fazer um usuário clicar ou não no seu link exibido nos resultados orgânicos do Google.
Quem usa o sistema WordPress pode ter um plugin para editar a meta título e a meta descrição que pode ser exibida nas pesquisas.
Digo pode, pois os metadados são apenas orientações para o buscador sobre como você desejaria aparecer.
Se o algoritmo detectar que outras informações do seu conteúdo são mais eficientes, ele mesmo colocará outros metadados no lugar.
A otimização dos metadados é extremamente relevante quando o seu link aparece na primeira página do Google. Ela pode ser o diferencial para melhorar o posicionamento orgânico, levando seu site da décima para a primeira posição.
Porém, não minta, mas use gatilhos emocionais para despertar a curiosidade do usuário.
Tempo de carregamento
Esta é mais uma das etapas da otimização on page. O Google tem uma série de diretrizes sobre os servidores, tais como:
- Primeiro bit em menos de um terço de segundo;
- Início do carregamento em menos de um segundo;
- Carregamento total da página em menos de cinco segundos.
Você pode, no desenvolvimento do site, estabelecer ordem de exibição dos conteúdos, priorizando a apresentação dos textos para que o usuário já possa interagir com a página.
A otimização das imagens, dica passada acima, ajuda a melhorar o desempenho técnico do site, acelerando o seu carregamento.
Acredite, tem gente que faz upload de arquivos com mais de 1mb. Nem todo mundo tem internet de fibra óptica para carregar seu conteúdo mais rápido. Fique atento!
Use também o Google Tag Manager e reduza o total de scripts presentes no site. Avalie cada plugin usado e explore soluções de cachê e de CDN, todo para que o seu conteúdo carregue cada vez mais rápido para o usuário, um dos requisitos básicos que ajudará a melhorar o seu posicionamento orgânico no Google.
Usabilidade
A grande maioria dos acessos acontece no celular. Logo, qualquer ajuste na tela deve ser feito para o usuário neste dispositivo.
As chamadas, as imagens e até as cores influenciam o comportamento do usuário. Informações soltas e desnecessárias só vão fazer com que ele abandone o seu site e desista de qualquer conversão.
Uma das melhores formas de testar a usabilidade de um site é analisar o mapa de calor e descobrir os elementos que facilitam e que atrapalham a vida do usuário.
Uma boa forma de avaliar a experiência do usuário em seu site é ativar o serviço Hotjar e gravar a navegação de uma série de pessoas e fazer melhorias a partir deste estudo.
Como sabemos que o Google sempre pensa no usuário, uma boa forma de melhorar o posicionamento orgânico é fazer o mesmo, melhorar a usabilidade de seu site.
Link building
Por fim, chega então a hora de tratar da otimização off page e construir uma rede de backlinks de qualidade que transmita confiança e autoridade.
Sites com maior autoridade tendem a aparecer com mais frequência entre os primeiros resultados orgânicos do Google.
O ideal é que você contrate uma agência de backlinks que tenha experiência e competência comprovada nesta ação.
Toda construção de links deve iniciar de forma gradativa, em sites relativamente superior ao seu.
Se o seu site tem autoridade de domínio abaixo de dez, evite conquistar backlinks apenas em outros com autoridade acima de 30. Jamais tente enganar o Google!
- Tenha links follow e no follow;
- De sites grandes e pequenos;
- Contextualizados se sem contexto;
- Otimizados e não e, em alguns casos use, inclusive, o link por extenso.
Por fim, mas não menos importante, evite muito fazer link building para a home do seu site. Faça isso somente quando houver citação da sua empresa, mas sempre em um volume menor do que 10% de todo o esforço que você tiver aplicando nesta tarefa.
Agora é com você!
Apresentei aqui uma série de dicas de coisas que você e seu time pode seguir e que serão eficientes para quem quer melhorar o posicionamento orgânico no Google.
O tempo necessário para que um trabalho de SEO dê resultado depende sempre da quantidade de esforço e também da capacidade de atender a estes pontos aqui apresentados.
Você pode internalizar toda essa operação ou contar com os conhecimentos aqui da SEO Corporate para elevar a classificação de seu site, ter mais tráfego de qualidade e também gerar mais negócios.
Após ler aqui as minhas dicas sobre como melhorar o posicionamento orgânico no Google, aproveite e leia também: