Mais de cinco bilhões de pesquisas são feitas por dia no Google, muitas delas são respondidas diretamente na SERP, termo técnico que remete a página de resultados do buscador.
Sempre explico aqui sobre os processos necessários para otimizar um site na pesquisa orgânica, mas vi alguns comentários no Facebook de pessoas que não sabem como aparecer no Google imagens.
Neste guia você vai aprender:
Setores que podem explorar o Google imagens
Como aparecer no Google imagens
Se esse for o seu caso, fique tranquilo, você vai aprender como destacar seus produtos e serviços no buscador por meio de imagens.
Você vai ver como é simples dominar os resultados do Google imagens. Boa leitura!
Entenda o funcionamento do Google
Todos os dias, milhares de ajustes são feitos para que as respostas apresentadas na página de resultados orgânicos seja mais eficiente para o usuário. Com esse princípio, profissionais de SEO utilizam de técnicas on page e off page para posicionar sites de diversos setores em pesquisas relevantes.
O Google vai sempre posicionar aquilo que for mais relevante para um determinado usuário. Por isso, a página de resultados de pesquisa sempre será diferente para cada pessoa, já que ele tenta levar em conta todo o histórico da navegação do usuário.
Hoje, a página de resultados de pesquisa conta com diversos elementos e um bom trabalho de otimização de sites deve pensar em explorar todas as opções para aparecer para um potencial consumidor.
O Google dá destaque para conteúdo em texto, vídeos, imagens, notícias e informações de geolocalização de empresas. Logo, aparecer em maior frequência vai aumentar as chances de um consumidor escolher seus produtos ou serviços, ao invés de optar por um concorrente.
Setores que podem explorar o Google imagens
Em algumas pesquisas orgânicas, o Google apresenta mais imagens do que textos em sua página de respostas.
Talvez você nem tenha notado, mas repare quantas pesquisas faz por mês nesta opção do Google. E quantas vezes os resultados foram fracos? Isso só mostra o potencial não aproveitado.
Quer ver como algumas marcas estão explorando essa funcionalidade, experimente, por exemplo, pesquisar por:
- Vestido preto;
- Praia de Botafogo;
- Tênis Nike;
- HB20 2020;
- Uva verde;
- Capa de CD;
- Violão elétrico.
Estão são alguns poucos exemplos de resultados que exibem imagens no Google. Por isso, em seu mercado de atuação, você deve aprender como se destacar neste espaço.
Além do mais, recentemente surgiu a posição zero, tão desejada por aqueles que brigam por mais tráfego orgânico de qualidade. Trata-se de um resultado do pesquisa destacado na SERP e que pode conter texto de um site e imagem de outro, contextualizando a melhor resposta para o usuário.
Não é segredo para ninguém que aparecer em destaque no Google imagens vai atrair mais tráfego e pode gerar mais negócios para você. Ou seja, quem não está lá abre espaço para que o concorrente fique em vantagem.
Agora isso acabou, você entenderá como explorar esse espaço e vai parar de perder clientes para a concorrência!
Como aparecer no Google imagens?
O ponto principal que você precisa compreender é que, apesar de todas as tecnologias inventadas, o Google não consegue compreender algo que não esteja escrito e isso passa por cada imagem publicada na internet.
Logo, você precisa informar em texto do que se trata aquela imagem.
A primeira coisa a fazer é na geração do arquivo. Ao salvar o seu arquivo, antes mesmo de fazer o upload, escolha uma palavra-chave que faça sentido e renomeie-o.
Por exemplo, vestido-preto-longo ou como-aparecer-google-imagens.
Se o seu texto ou produto vai ter mais de uma imagem, renomeie o arquivo com algo que faça sentido no ponto de vista do usuário, jamais use IDs ou letras e números aleatórios.
Para quem usa a plataforma WordPress, o sistema já vem com os outros elementos que você precisa informar ao Google imagens para que o arquivo apareça em destaque:
- Legenda;
- Texto alternativo;
- Título de imagem.
Ao informar cada um desses elementos, o buscador vai usá-los para referenciar alô arquivo dentro do Google imagens.
O título da imagem é o nome principal que descreve o arquivo que você quer posicionar no Google imagens. O texto alternativo é a informação que aparece quando você coloca o mouse em cima do arquivo, é uma boa tática para leitores de tela e também para que o bot possa entender do que se trata. Além disso, essa informação é carregada para usuário que esteja em conexão lenta ou use bloqueador de imagens. Por fim, a legenda é um complemento e uma explicação da imagem para o visitante do seu site. Ali você pode trabalhar uma variável da sua palavra-chave principal.
Não se esqueça de salvar sua imagem como um tipo de arquivo compatível. Por exemplo, extensões: .GIF/.JPG/.BMP/.PNG ou .SVG.
Dica extra
Já comentei acima que o Google valoriza a experiência do usuário, certo? Além de diversos fatores, o tamanho do arquivo é algo que vai facilitar ou atrapalhar a sua otimização dentre os resultados de pesquisa.
Mais de 80% das pesquisas acontecem a partir de dispositivos móveis e, na maioria das vezes, com internet de baixa velocidade. Isso traz um desafio importante para quem publica imagens gigantes. Elas dificilmente serão exibidas.
Diante disso, duas coisas que você deve levar em conta para aparecer no Google imagens:
- Imagens para internet não precisam de qualidade máxima, basta exportar ela entre 80 e 90%;
- Imagens para internet necessitam de apenas 80 dpis.
Você pode usar o serviço online do TinyPNG para comprimir suas imagens de deixá-las leves. Essa é uma solução rápida e bem efetiva!
Ao aplicar essas dicas aqui, seu site será exibido com mais frequência entre os destaques do Google imagens.
Essa é uma das regras básicas que usamos aqui na SEO Corporate para posicionar cada cliente nos mecanismos de pesquisa e ampliar o tráfego orgânico.
Existem soluções que fazem uma avaliação completa no seu site para identificar as imagens que estão pesadas e aquelas que estão sem os metadados. O PageSpeed Insights, ferramenta gratuita do Google, pode te ajudar a fazer essa análise.
Ao realizar uma auditoria de SEO, dê muita atenção a estes detalhes, pois eles podem atrapalhar a otimização do seu site e reduzir o seu tráfego. E você sabe, menos tráfego representa menos negócios para sua empresa!
Depois de ver aqui as dicas de como aparecer no Google imagens, sugiro que você acompanhe nosso perfil no Pinterest e nossa página no LinkedIn, sempre publicamos informações relevantes lá.
Você pode conferir aqui um guia de SEO para dentistas e também um texto em que explico como definir as personas do seu negócio.
Não perca mais tempo nas páginas intermediárias do Google. Nós atuamos para deixar seu site no topo das pesquisas orgânicas.