Como captar mais alunos para faculdade?

Como captar mais alunos para faculdade?

Nós somos uma empresa de otimização de sites e usamos técnicas de marketing de conteúdo para gerar mais tráfego orgânico para nossos clientes. O caminho para ter mais negócios é aumentar o volume de visitas de qualidade ao site da sua faculdade.

Você mede o tráfego atual do site e as origens dessas visitas? Quais são os temas que mais geram acessos? Estes estão relacionados com os cursos que você quer captar mais alunos para a faculdade?

Estas são algumas dúvidas que buscaremos as respostas ao estabelecer um planejamento de posicionamento orgânico da sua faculdade no Google.

Com quem você compete atualmente? Quais são os diferenciais dos custos oferecidos? Existe algum plano de bolsas de estudo? Quais são os demais argumentos disponíveis que podem ser usados para convencer novos visitantes a estudar na sua faculdade?

Nós aqui na SEO Corporate analisamos todos estes pontos para traçar objetivos e elaborar uma estratégia eficiente para melhorar o ranking do seu site nos resultados orgânicos.

“Ser bem sucedido com um blog não é escrever um post chave, é atuar bem dia após dia ajudando poucas pessoas de cada vez.”

Aaron Wall

A frase acima de Aaron Wall representa bem a metodologia que usamos em nossa consultoria de SEO para captar mais alunos para uma faculdade.

Devemos atuar do micro para o macro, expandindo o alcance em cada curso para que a faculdade vire referência nas áreas de formação.

Escolha dos cursos

Vamos supor que a sua faculdade tenha apenas cursos da área de saúde ou em comunicação, que seja presencial ou EaD, que tenha graduação ou formações tecnológicas. Todos estes fatores vão ajudar a refinar a estratégia de marketing de conteúdo.

Por exemplo, se a sua faculdade só oferece cursos presenciais de graduação em direito na cidade de Salvador, de nada adianta posicionarmos para esta opção em São Paulo.

Outro fator que vai nos ajudar na estratégia de gerar tráfego orgânico é estudar o nível de concorrência nas diversas opções de curso.

Sim, a sua faculdade não vai conseguir competir em nível de igualdade em todas as opções de curso na pesquisa orgânica. Tenha isso em mente ao estabelecer as suas metas.

A análise que faremos sobre as oportunidades orgânicas é que vão direcionar as nossas ações e nos permitirá alcançar o sucesso em captar mais alunos para faculdade.

Definição das personas

Você deve ter um banco de dados com as informações dos últimos alunos da sua faculdade. Esse material é muito rico e permitirá saber quais são os perfis que devemos buscar e despertar o interesse para que venham estudar em sua instituição.

Com base nos cadastros, tentaremos responder:

  • Quais são as faixas etárias?
  • Existe um comportamento predominante de homens ou mulheres?
  • Eles são moradores de todos os bairros ou concentram-se em uma determinada região?
  • Eles são fluentes em inglês?
  • São adeptos de alguma modalidade esportiva?
  • Já trabalham ou são recém-saídos do ensino médio?

Perceba que as respostas destas perguntas vão nos permitir criar as personas que melhor convertem na sua faculdade.

A geração de tráfego orgânico deve ser baseada nelas para que as possibilidades captar alunos sejam maiores.

Quais são os diferenciais da sua faculdade?
Quais são os diferenciais da sua faculdade?

Produção de conteúdo pertinente

Depois de estudar os diferenciais da sua faculdade, avaliar os cursos mais pertinentes e também ter o estudo das personas que interessam ao seu negócio, é hora de fazer o planejamento de marketing de conteúdo que será produzido.

As pessoas que estão na fase de decisão de uma faculdade pesquisam por várias coisas antes de optar por uma determinada instituição.

Alguns conteúdos que podem e devem ser criados são:

  • Quais são as áreas de atuação do formado em xx?
  • Quanto ganha um xx?
  • Como obter uma bolsa de estudos em xx?
  • Qual a melhor faculdade de xx em “cidade”?
  • Melhores filmes sobre determinada profissão;
  • Quanto tempo é a graduação em xx?
  • Como é o mercado de trabalho para determinada área?

Além dessas opções, temos as transferências universitárias, possibilidades de financiamento, parcerias e outros fatores que podem ajudar a posicionar e gerar tráfego, como também vão contribuir para a tomada de decisão que o visitante terá que fazer e efetivar a sua matrícula. Desta forma, você terá sucesso na captação de novos alunos para a faculdade.

Inbound marketing

Os conteúdos criados para melhorar o posicionamento orgânico podem servir também para engajar os inscritos nos vestibulares ou mesmo no site, mas que não efetivaram a sua matrícula.

Neste ponto podem ser estabelecidas algumas réguas de relacionamento que atuam de forma diferente nas diversas fases da jornada do usuário.

Eventos e lives

Não se prenda apenas ao conteúdo online como estratégia final útil para captar alunos para faculdade. Este material pode servir de suporte para despertar o desejo em participar de uma live com personalidades da área ou mesmo uma feira de profissões em sua instituição.

Essas experiências podem ser essenciais na decisão sobre estudar ou não em sua faculdade.

Nós gostamos também de explorar no marketing de conteúdo a experiência que alunos e pais tiveram com a instituição e divulgar esses depoimentos dentro dos textos. Esse elemento aumenta e muito a taxa de conversão.

Engajamento para ativação por ADs

Produzir um material rico para ajudar na escolha e também para que o usuário descubra a existência da sua faculdade é uma excelente forma de causar uma ótima primeira impressão nos futuros alunos.

Depois, com uma ação de anúncios (ADs) por meio do próprio Google, do Facebook, do Instagram ou do YouTube, as chances de conversão vão aumentar, uma vez que o usuário já teve uma experiência prévia positiva com a sua faculdade.

As estratégias que explicamos aqui sobre como captar alunos para faculdade também servem para escolas de idiomas, para redes de ensino fundamental ou médio e ainda para grandes universidade, tudo com a devida adaptação das personas que interessam a cada negócio.

Para conquistar alunos para a faculdade é necessário ter um cuidado profundo em cada uma dessas etapas e também medir o resultado de cada uma das ações de marketing da instituição.

Nós oferecemos aqui uma consultoria completa de SEO que vai desde a análise do posicionamento orgânico, passa pelas definições de estratégias e das personas, produção e publicação dos conteúdos e a mensuração dos indicadores de sucesso da operação.

Tudo isso escalonado de acordo com os interesses e orçamento disponível pela sua faculdade.

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