Marketing digital para terapeutas – Como atrair novos clientes (pacientes)?

Marketing digital para terapeutas

A rotina atarefada, os conflitos internos, estresse, angústia e frustração têm aumentado a demanda por terapias. Se você é um especialista nesta área, precisa aprender a usar o marketing digital para terapeutas para se destacar e aumentar os seus atendimentos.

É necessário compreender bem o funcionamento das diversas mídias digitais e o comportamento do seu público-alvo para elaborar uma boa estratégia de geração de tráfego e de novas consultas por seus trabalhos.

O marketing digital, embora restrito ao universo online, se desmembra em diversas frentes que funcionam com características singulares, dentro de uma estratégia global de posicionamento do seu negócio.

Hoje vou explicar em detalhes como você pode aproveitar o marketing de conteúdo para posicionar melhor o seu site de terapias nos motores de busca e como usar vídeos para enganar uma audiência de qualidade nas redes sociais e no YouTube.

Se você preferir, pode navegar entre as diversas abordagens deste conteúdo:

Como funciona o marketing para terapeutas?
Defina bem quais são as suas personas
Faça um bom planejamento de conteúdo
Blog/ site para terapeuta
Página no Facebook para terapeuta
Instagram para terapeutas
Canal no YouTube para terapeuta
Explore explicações em vídeo
Ofereça um atendimento inicial por WhatsApp
Benefícios do marketing digital para terapeutas

Assim, você pode ler diretamente uma dúvida que tenha ou seguir por todo o conteúdo e aprofundar seus conhecimentos sobre essa área. Lembre-se, caso queira obter o melhor resultado, sempre conte com a ajudar de um consultor de SEO especializado neste segmento.

Como funciona o marketing para terapeutas?

Antes de começar a explicar sobre o trabalho de marketing digital, a sua primeira missão será o detalhamento de todas as suas áreas de atuação, identificar quais são as dores que levam as pessoas a buscar por seus serviços de terapeuta e também quais são os benefícios que eles desejam alcançar.

Por exemplo, uma pessoa que busca por uma terapia de casal pode ter como dor as brigas constantes, ela deseja paz e viver a plenitude do amor, neste caso, talvez ela tenha medo de uma separação e tem que lidar com desejo de ser mãe, ou mesmo o contrário, e enfrentar a opinião adversa sobre a maternidade.

Perceba que neste pequeno exercício acima já são vários as abordagens que pode ser usada em sua estratégia de marketing para promover os serviços de terapia.

É preciso documentar tudo isso para que você possa avaliar, no futuro, qual a abordagem que foi mais efetiva e intensificar a sua utilização.

Algumas das terapias mais famosas são:

  • Psicanálise;
  • Junguiana;
  • Terapia de casal/ familiar;
  • Cognitivo-Comportamental;
  • Gestalt;
  • Acupuntura;
  • Homeopatia;
  • Meditação.

As áreas são amplas, o que aumenta ainda mais as abordagens que podem ser usadas para destacar os seus serviços e atrair novos pacientes.

É importante ressaltar que a honestidade e a empatia andam juntas para atrair a confiança de uma pessoa neste setor, levando ela a abrir seu coração e revelar as suas mais profundas dores.

Por isso, transmita confiança naquilo que faz em sua estratégia de marketing para terapeuta e peça feedbacks dos seus pacientes para reforçar a sua autoridade nesta área de atuação. 

Se você não sabe, a decisão sobre o uso de um serviço é tomada após ler comentários positivos de uma outra pessoa. Não deixe de explorar os feedbacks

Neste ponto, para preservar a privacidade que uma terapia pode exigir, você pode subtrair informações que possam ser confidenciais nos depoimentos de seus pacientes.

Diversas são as questões que levam uma pessoa a buscar por terapia
Diversas são as questões que levam uma pessoa a buscar por terapia

Defina bem quais são as suas personas

Vários estudos dentro do marketing reforçam que cada negócio tem entre quatro a cinco personas como alvos e que estas representam mais de 80% do respectivo faturamento.

Mesmo que o seu trabalho de terapeuta não seja baseado em lucratividade final, é preciso identificar os públicos que se interessam por ele.

A construção de uma persona em um negócio vai muito além das características individuais, envolve também desejos, sonhos, dores, gostos e muitos outros detalhes.

Por exemplo, vamos supor que você trabalhe com terapia de casais. Responda as perguntas abaixo:

  • Quem se interessa por este serviços é majoritariamente o homem ou a mulher?
  • Como funciona a demanda por terapias em casais LGBT?
  • Qual a faixa etária das pessoas que buscam por essa terapia?
  • Essas pessoas preferem terapia em um período específico do dia?
  • Essas pessoas são pais ou mães?
  • Quem busca por terapia de casais tem qual faixa salarial?
  • Quem busca por terapia de casais tem uma profissão?
  • Quais são as principais lamentações de quem busca uma terapia?
  • Quais são os sonhos delas?
  • Elas têm alguma atividade de lazer?
  • Elas gostam de algum programa/ série favorito?

As características aqui respondidas podem te levar a públicos bem específicos e é essa a base das suas personas.

Pode ser que uma das suas personas busque terapia de casal por estar em um relacionamento agressivo, não tem filhos, tem menos de 30 anos, sonha em ter uma carreira profissional de sucesso.

Outra persona tem mais de 45 anos, vive a solidão do lar depois que os filhos saíram de casa, tem um relacionamento que caiu em na rotina e quer recuperar a sua felicidade e autoestima.

Perceba que as características e desejos são bem diferentes e você precisa ter tais informações para obter sucesso e gerar engajamento em seu marketing para terapeuta.

Faça um bom planejamento de conteúdo

Uma vez que você já sabe quem é o alvo da sua comunicação digital, é hora então de entender a singularidade das diversas plataformas;

  • Blog/ site;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube.

Vou focar as minhas explicações sobre a divulgação dos seus serviços de terapeuta nestes quatro canais apresentados acima, já que são os meios que usamos na maioria de nossos clientes. São canais que contam com grande demanda e que, se bem usados, vão garantir o sucesso do seu negócio.

Blog/ site para terapeuta

Ter um endereço online permite que seus pacientes encontrem facilmente textos de referência e conteúdos que podem guiá-los durante o dia a dia.

Além disso, com um bom planejamento de conteúdo bem feito, você pode produzir artigos para ajudar usuários em temas relacionados com as suas atividades e começar a construir uma relação de confiança.

Você pode usar diversas ferramentas gratuitas para escolher quais temas desenvolver no seu blog, sempre escolha assuntos que sejam relevantes para o seu público.

Para fazer esse planejamento de conteúdo você pode usar;

  • Google Trends
  • Ubersuggest
  • Google Keyword Planner

Depois de escolher o tema, pesquise por ele no Google e veja como que os outros terapeutas trabalharam ele. Você precisa produzir um conteúdo que seja mais completo e melhor, caso contrário ficará escondido nas últimas páginas do Google.

Tenha uma preocupação de ajustar a linguagem do conteúdo produzido com a persona que deseja atrair. Este alinhamento vai te ajudar a ser mais efetivo no marketing digital para terapeutas.

Página no Facebook para terapeuta

Muitas pessoas usam a rede social para expressar suas lamentações e inquietações e elas buscam por orientações, mesmo que não sejam de profissionais, para sanar uma dor que inquieta o coração e a alma.

Elas compartilham sonhos, frases emotivas, indiretas e citações famosas o tempo todo.

Existe ainda a possibilidade de você ter um perfil ativo dentro dos grupos temáticos do Facebook.

Estes coletivos são espaços extremamente úteis para abordar um público que depende dos serviços que você tem a oferecer.

Seja empática, dócil e sempre presente e terá uma demanda grande por suas terapias. Avalie também a existência de grupos no Facebook para os problemas tratados e aqueles que são regionais, dentro da cidade ou bairro de atuação.

Instagram para terapeutas

Esta rede social alimenta nas pessoas um ideal de vida perfeita. Saiba disso antes de desenhar uma estratégia de atuação nela.

O marketing digital para terapeuta no Instagram precisa seguir um calendário de publicação, deve mesclar conteúdo em vídeo e em imagens e precisa transmitir os benefícios que cada paciente pretende alcançar com o tratamento.

As pessoas vão interagir com o seu conteúdo e você precisa respondê-las e orientá-las da melhor forma possível. Jamais deixe uma pergunta ou comentário sem uma reação por muito tempo, isso vai desencorajar o seu público e diminuir a distribuição do seu material.

Canal no YouTube para terapeuta

Diferente do blog/ site e das outras redes sociais, o público acessa o YouTube com o objetivo de ouvir uma explicação ou bate-papo sobre um tema específico.

Ter um canal ativo nesta plataforma mostrar para o seu público a sua forma de abordar cada tema e ele também terá capacidade de avaliar o seu conhecimento sobre ele e, consequentemente, entender a sua autoridade sobre o assunto.

Estabeleça uma linguagem visual, escolha assuntos que façam parte da área que você deseja se destacar profissionalmente e tenha uma frequência de publicação.

Estes pontos acima são alguns dos essenciais para ter sucesso na plataforma.

Explore explicações em vídeo

Já ouviu falar de conteúdo evergreen ou perene? Trata-se de material, seja ele em vídeo ou texto, que é sempre útil para um usuário e que vai gerar negócios constantemente.

A melhor forma de aproveitar essa estratégia no YouTube ao fazer marketing digital para terapeutas é explicar alguns detalhes essenciais da área.

Vamos supor que você atue em terapias de casais, então vale criar um vídeo em que explica: como funciona uma terapia de casais ou quais são os benefícios que uma terapia de casal proporciona.

Perceba que as pautas são estratégicas para agregar valor ao trabalho e despertar a curiosidade do usuário em fazer uma sessão com você.

Aqui é necessário criar uma estratégia completa de conteúdo baseada na jornada de consumo das suas personas. Se não sabe por onde começar, entre em contato e fale com a nossa equipe.

É recomendado criar materiais em vídeo respeitando a linguagem da plataforma que ele for exibido. Por exemplo, YouTube, TikTok, Instagram, Facebook, Snapchat. Pode ser o mesmo conteúdo central, mas com edição e formatos adaptados. Essa abordagem vai te ajudar a engajar melhor o público em cada local.

Ofereça um atendimento inicial por WhatsApp

No passado, as pessoas gostavam de ir até um estabelecimento antes de fechar uma nova compra ou pedido. O tempo passou e essa experiência passou a acontecer por telefone.

Novamente, uma evolução veio e surgiram os e-mails, SMSs e formulários de contato, até que agora o WhatsApp transformou esta relação.

Não deixe o atendimento por WhatsApp fora da sua estratégia de marketing digital para divulgar seus trabalhos terapêuticos. O aplicativo está disponível em quase todos os celulares e possibilita facilidade de comunicação entre empresas e consumidores.

Deixar um ícone do aplicativo em seu site ou link nas redes sociais vai facilitar o contato direto de um potencial consumidor/ cliente.

Crie uma regra de respostas automáticas e perguntas iniciais para facilitar o direcionamento das principais dúvidas.

Fizemos vários testes em clientes do ramo de serviços e a taxa de conversão subiu muito depois de adotar o uso deste aplicativo.

As pessoas usam a internet para encontrar uma determinada terapia
As pessoas usam a internet para encontrar uma determinada terapia

Quais são os principais benefícios do marketing digital para terapeutas?

Não poderia encerrar esse texto sem fazer uma pequena lista dos benefícios de explorar o marketing digital para terapeutas. Sendo assim, anote aí:

Gera visibilidade – Ajuda a divulgar seus serviços para conhecidos e desconhecidos nas jornadas deles online

Gera negócios – As pessoas estão online buscando por soluções para resolver seus diversos problemas. Com uma boa estratégia, você aparecerá durante estas pesquisas e terá importância na decisão delas.

Gera novas parcerias – Com a visibilidade conquistada, outras empresas vão ter vontade de se associar com a sua para apresentar seus trabalhos aos funcionários e clientes.

Construção de marca – O marketing online é conhecido por ser uma solução mais barata do que o offline e totalmente mensurável. É o meio mais recomendável para construir uma marca que gere um real valor para seus clientes.

Permite competir com os maiores – Mesmo que você seja recém formado em terapia, o marketing digital permite competir com outros consultórios maiores e mais famosos. Tudo vai depender do alinhamento com a jornada do usuário e a estratégia adotada.

Constrói a sua autoridade dentro do assunto – Não devemos esquecer que por trás de cada terapia está um profissional gabaritado no assunto, mas que nem todo mundo conhece. Ao adotar uma estratégia de divulgação online, você torna-se referência nos temas abordados e pode ser convidado para palestras e congressos.

Acredito que tenha conseguido mostrar aqui em detalhes a importância de uma estratégia de marketing digital para terapeutas e como vai atrair visibilidade e novos negócios para você.

Defina uma estratégia e acompanhe a evolução das métricas mensalmente para saber se está no caminho certo ou se terá que fazer algum ajuste pontual.

Aqui na SEO Corporate criamos estratégias diferentes de posicionamento orgânico e digital para cada cliente de acordo com as suas necessidades e expectativas. Vamos conversar?

Abaixo tem um pequeno formulário, envie uma mensagem para nós e entraremos em contato com você.

Depois de aprender os principais detalhes do marketing digital para terapeutas, alternativos ou não, aproveite e leia também outros materiais que criamos aqui, tais como:

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