Como ganhar dinheiro na quarentena?

Como ganhar dinheiro na quarentena?

A resposta para essa pergunta título do post passa por uma outra pergunta: você é empreendedor? Já tem um negócio ou quer apenas uma renda extra? Questiono isso pois os caminhos para ganhar dinheiro na quarentena são extremamente diferentes.

Por exemplo, se você tem um pequeno restaurante ou lanchonete e precisa recuperar o fluxo de vendas, a demanda por comida nesta pandemia cresceu muito.

Da mesma forma, se você perdeu o emprego formal e tem habilidade com culinária, existem pequenos negócios que pode criar em casa sem muita estrutura e será uma alternativa para quem busca como ganhar dinheiro na quarentena.

Alfaiate, DJ, músicos, fotógrafos, professoras e muitos outros especialistas podem aproveitar algumas oportunidades para aparecer no mundo digital e também conseguir algumas demandas nesta época de incertezas.

Bem, mas e quem não tem nenhuma experiência profissional e os jovens aprendizes, estagiários e adolescentes que estão em busca de oportunidades. Se você pertence a esse grupo, fique tranquilo. Também vou apresentar algumas oportunidades para conseguir uma renda extra de acordo com as suas preferências. Vamos lá?!

Neste artigo vamos abordar algumas dicas e requisitos para quem busca como ganhar dinheiro na quarentena:

Nós somos uma agência especializada em marketing de conteúdo e ajudamos diversos negócios a expandir as vendas durante a quarentena.

Desta vez, o objetivo da SEO Corporate é mostrar como é possível obter uma renda extra ou mesmo ter uma nova fonte de renda explorando habilidades no universo digital.

Boa leitura!

Impactos da quarentena no Brasil

Mesmo sem a aplicação oficial do lockdown (isolamento completo) no Brasil, vários estados e cidades implementaram regras rígidas no funcionamento de empresas para inibir a movimentação de pessoas e reduzir o ritmo de contágio da Covid-19.

Isso fechou shoppings centers por mais de cinco meses, escolas estão fechadas desde março. Academias, mercados e muitos outros estabelecimentos tiveram o funcionamento interrompido ou reduzido neste período, o que levou a demissão de várias pessoas.

Hotéis, pousadas e agentes envolvidos no turismo foram alguns dos mais impactados, já que a crise reduziu o poder de compra da população e o movimento em rodoviárias e aeroportos diminuiu mais de 90%.

Recentemente o Sebrae investiu em diversas ações para ajudar os envolvidos no turismo a se preparar para a reformada da economia e como aplicar medidas que possam controlar o caixa, gerar mais segurança e também a atrair turistas para seus negócios.

Eu fiz parte desta série de ações que durou, aqui no litoral norte de São Paulo, dois meses. Minha participação foi justamente para entender as dores dos empresários desse setor e avaliar como as soluções de geração de tráfego orgânico de qualidade da SEO Corporate podem ser úteis para eles.

Aliás, sobre esse tema eu tenho um artigo aqui que ajuda a atrair turistas para uma cidade.

Entenda a jornada de compra

Ao buscar por soluções de como ganhar dinheiro na quarentena é sempre importante que você estude e compreenda a jornada de quem vai comprar o produto ou serviço oferecido.

O Google costuma explicar que essa jornada hoje é muito complexa e não é linear. De fato, ao analisar o comportamento dos consumidores é possível constatar que essa afirmação é verdadeira.

Alguns dos clientes que você vai abordar para gerar dinheiro nesta quarentena já estarão na fase final do ciclo de compras, o que tornará o processo mais simples e rápido. Porém, essa será apenas uma pequena parcela das vendas concluídas. A grande parte ainda não tem consciência do problema ou não conhece a sua solução.

E como entender isso?

Os caminhos são variados e passa por um estudo completo para compreender algumas coisas, tais como:

  • Quais são os problemas que seu produto ou serviço pretende resolver?
  • Quais são os públicos que podem se interessar por seu produto ou serviço?
  • Suas soluções são regionais ou nacionais?
  • Quais são os benefícios que seus produtos e serviços agregam aos clientes?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quais são os pontos positivos dos seus produtos e serviços ao compará-los com os concorrentes?
  • Quais são os pontos negativos dos seus produtos e serviços ao compará-los com os concorrentes?

Um estudo profundo e completo que leve em conta todos os pontos apresentados acima será capaz de te ajudar a compreender as diversas etapas do ciclo de compras das pessoas que você abordará.

Tente consolidar as características das pessoas em grupos de personas. Estudiosos apontam que cada negócio é relevante para no máximo cinco personas e que estas representam até 80% do faturamento de uma empresa. Ou seja, isso vai te ajudar a evitar desperdício de tempo e dinheiro com um público errado.

Como aproveitar a quarentena para vender comida?

Ganhe dinheiro na quarentena ou em qualquer período com comida pode ser uma tarefa bem simples, mas exige dedicação e atendimento de primeira.

Por que um usuário vai escolher a sua pizzaria do que a do concorrente? Faça esse questionamento com frequência e ajuste seus processos internos.

Seja por uma marmitaria, um restaurante japonês ou ainda uma pequena hamburgueria, algumas características são importantes para os consumidores e você precisa implementá-las em seu negócio, principalmente durante crises ou quarentenas.

  • Agilidade na elaboração;
  • Agilidade na entrega;
  • Embalagens de qualidade;
  • Ofertas de entrada;
  • Ofertas de fidelização;
  • Pesquisa de satisfação.

As dicas que vou passar abaixo sobre como ganhar dinheiro na quarentena no segmento de alimentação são eficientes para quem já tem um negócio em funcionamento e para aqueles que querem entrar neste setor.

Agilidade na elaboração

O tempo de produção de um novo prato, lanche ou qualquer outro pedido realizado é algo já esperado pelo cliente. Ele sabe que alguns itens já são pré-elaborados e que outros precisam ser produzidos do zero.

Dois exemplos disso são as pizzas e os sorvetes.

Ou seja, a paciência dele com um pedido de sorvete é muito menos o que quando ele encomenda uma pizza.

Não deixe o cliente esperando por muito tempo. Se possível, deixe ele informado sobre o prazo de preparo.

Agilidade na entrega

As reclamações mais frequentes nos aplicativos de delivery de comida são por falha e atrasos na entrega.

Uma hora para entregar um pedido de uma pizza é muito frustrante. Acredite, comigo já aconteceu de um restaurante demorar mais de duas horas para entregar um pedido meu.

Além de gerar uma frustração grande, o atraso na entrega afetará negativamente qualquer expectativa de fidelização do cliente.

A dica é que, caso algo fuja do controle como um aumento nos pedidos ou mesmo um acidente com o entregador, os clientes que estão esperando sejam comunicados imediatamente.

Além disso, seja rápido em informar a equipe de atendimento para definir outros prazos de entrega para os novos pedidos. Os clientes são compreensíveis quando são informados sobre anormalidades.

Porém, trate isso de forma excepcional. Se puder, envie também um pequeno brinde como forma de agradecer pela compreensão.

Essas pequenas atitudes vão ajudar a criar uma confiança em sua empresa, primeiro passo para fidelizar os consumidores.

Embalagens de qualidade

A questão aqui não é investir alto em embalagens e elevar o preço final do seu produto. Como o objetivo é dar dicas de como ganhar dinheiro na quarentena com alimentação, é imprescindível que você observe os concorrentes e como eles entregam seus produtos.

Avalie bem a qualidade das embalagens e veja se elas mantém a temperatura, frescor e qualidade dos alimentos. Verifique também a facilidade delas para transporte unitário ou em grandes quantidades.

Depois disso, faça uma pequena lista com três melhores opções e veja qual delas é a mais econômica. Invista nela!

Faça um investimento inicial neste modelo e avalie com os clientes se ela preserva a qualidade dos seus produtos. Se a resposta for positiva, invista em personalização e em quantidade, isso ajudará a reduzir os custos.

Ofertas de entrada

Para quem já tem um negócio em funcionamento é muito mais fácil definir uma agradável oferta de entrada para novos pedidos, tarefa que pode não ser tão simples para quem tá aqui lendo as dicas de como ganhar dinheiro na quarentena e quer dar início a um novo negócio.

As ofertas de entrada são aquelas que são campeãs de pedidos e que possibilitam ao empresário comprar estoques maiores de seus ingredientes, baixando o custo final.

Alguns lugares optam por kits como compre dois lanches e ganhe um refrigerante ou peça duas pizzas salgadas e ganhe uma doce, por exemplo.

É necessário entender quais são as necessidades do seu público, como comentei lá em cima na fase de estudos da jornada de compra, para oferecer algo bem vantajoso.

Esta etapa tem que ser bem interessante para o consumidor e ser mais relevante do que o concorrente, o que ajudará na decisão de compra.

Ofertas de fidelização

Os cartões de fidelização das pizzarias funcionam muito bem. Geralmente, elas entregam um ponto a casa pedido e o 10° é gratuito, levando o consumidor a fazer novas compras.

Outros lugares dão bebidas grátis ou uma pequena sobremesa aos consumidores fiéis.

Porém, você precisa implementar regras simples e claras do funcionamento do programa de fidelidades e deixar o cliente ciente delas.

Pesquisa de satisfação

Você precisa avaliar frequentemente a qualidade dos serviços e produtos que fornece. Este tipo de atenção vai te ajudar a melhorar processos, gerar fidelização, reduzir custos e entender necessidade dos consumidores.

Essa pesquisa vai te ajudar a entender se o cardápio atual é efetivo ou se precisará passar por pequenos ajustes.

Também ajudará a entender como os consumidores estão satisfeitos com o seu atendimento, qualidade dos produtos, rapidez na entrega e se as promoções são efetivas ou não.

Faça este tipo de avaliação pelo menos duas vezes ao ano e aproveite para estudar os seus concorrentes na mesma frequência e evitar surpresas.

Coloque em prática essas dicas acima e você terá grandes chances de ganhar dinheiro na quarentena e em outras épocas do ano no segmento de alimentação.

Como ganhar dinheiro gerenciando redes sociais?

Como ganhar dinheiro na quarentena com redes sociais?
Como ganhar dinheiro na quarentena com redes sociais?

Manter perfis profissionais ativos nas mais diversas redes sociais é essencial em várias áreas da economia. Seja para ganhar dinheiro como um influenciador ou promover diretamente os canais de uma empresa, o gerenciamento destes ambientes é uma atividade em alta, principalmente na quarentena.

Porém, é preciso entender que nem todo negócio terá sucesso nas redes sociais.

Naquele estudo da jornada do consumidor que eu apontei na parte inicial deste texto sobre como ganhar dinheiro na quarentena eu falei muito sobre entender as dores e necessidades do cliente ideal.

Ao fazer este estudo, o profissional da área vai identificar:

  • Quais são as redes sociais ideais para o negócio?
  • Qual linguagem será usada?
  • Quais datas são relevantes para o negócio?
  • Como medir o sucesso?

Não é todo mundo que tem habilidade para criar mensagens e imagens efetivas nas redes sociais ao administrar perfis empresariais nas redes sociais.

É necessário ter em mente que o usuário não está diretamente procurando por seus produtos e serviços e que as mensagens precisam desesperar emoções para conseguir reações.

Seja para ganhar dinheiro na quarentena vendendo seus produtos nas redes sociais ou gerenciando os perfis de terceiros, o ideal é que você cumpra essas etapas que mostrarei abaixo.

Quais são as redes sociais ideais para o negócio?

Existem diversas redes que agrupam consumidores em diferentes interesses e em diversos estágios do ciclo de compras. Qual delas é pertinente ao seu negócio?

Para descobrir isso, o estudo completo das personas é essencial.

Muita gente opta por ter perfis nas redes sociais mais famosas:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • Snapchat;
  • Reddit;
  • Tik Tok.

Essas acima são apenas algumas das diversas redes sociais usadas por brasileiros e que podem ser relevantes para o seu negócio.

Se você tem interesse em ganhar dinheiro na quarentena administrando as redes sociais, uma dica é usar os recursos de treinamento que elas fornecem.

Todas elas contam com áreas abertas de marketing em que ensinam a usar os melhores recursos para conseguir enganar o público-alvo.

Qual linguagem será usada?

Esta tarefa vai exigir diversos testes e uma única marca pode usar diversas formas de se comunicar, de acordo com o objetivo do conteúdo.

Por exemplo, uma postagem que celebra uma data como é o Dia das Mães pode ter um apelo emocional com a intenção de viralizar. Outra, dentro da mesa data, pode ter foco em destacar uma promoção. As duas não vão ser efetivas se usarem o tom e um profissional experiente vai conseguir imprimir tais características para ser mais assertivo.

Se você não domina essa técnica, estude e faça diversos testes para avaliar quais são as mais efetivas para o seu público.

O mesmo cuidado vale para emoji, meme, citações e termos técnicos.

Se conseguir dominar essa técnica, as chances de ganhar dinheiro com as redes sociais serão ampliadas.

Quais datas são relevantes para o negócio?

Já fiz um artigo aqui em que explico a importância de fazer um calendário comercial para cada negócio. Este é um dos segredos do nosso sucesso para gerar tráfego de qualidade para nossos clientes.

A dica é para você avaliar, mês a mês, quais são as datas que merecem ser celebradas e também qual tipo de ação será feita em cada uma.

Não use apenas os feriados nacionais e regionais, vá além. Veja datas de profissões relacionadas, momentos marcantes e outros eventos que possam ser relevantes para despertar emoções no seu público nas redes sociais.

Por exemplo, se for administrar o perfil de uma cervejaria nas redes sociais, você pode adicionar ao calendário as seguintes datas:

  • Dia da cachaça;
  • Início do verão;
  • Lutas decisivas de UFC;
  • Datas de filmes relevantes;
  • Finais de campeonatos;
  • Dia das mães;
  • Dia dos pais;
  • Dia dos namorados;
  • Dia do estudante;
  • Dia dos solteiros.

Estes acima são apenas alguns exemplos, existem várias outras datas que podem mercerer a sua atenção e ser relevantes para o público da marca.

Como medir o sucesso?

Os indicadores de sucesso em cada negócio são diferentes, assim como cada postagem tem suas métricas.

Alguns negócios executam vendas diretamente pelas redes e outras geram demandas para atendimento personalizados.

Além das métricas de vendas, outros indicadores que podem ser medidos são as curtidas, os comentários, os compartilhamentos, os seguidores, downloads de aplicativos e materiais especiais, tráfego gerado e público impacto, dentre outros.

Até aqui, as dicas acima sobre como ganhar dinheiro na quarentena são focadas em profissionais que já contam com alguma experiência ou investem em um negócio próprio.

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