O que é conteúdo evergreen?

Entenda o que é conteúdo evergreen

Em uma estratégia de produção de texto para melhorar o posicionamento orgânico de um site, entender bem o que é conteúdo evergreen vai te ajudar a garantir bons resultados, principalmente em projetos de médio e longo prazo.

Sabe aquele texto que você escreveu e que permanece gerando tráfego orgânico por muitos meses e anos? Pois é, este tipo de conteúdo é classificado como evergreen, termo inglês que significa “sempre verde” em português.

Para exemplificar, conteúdo evergreen é aquele material criado que sempre gera bons resultados orgânicos, sendo relevante para o usuário e para o Google por muitos meses após a sua publicação.

Praticamente todo segmento de mercado contém boas oportunidades de conteúdo evergreen, basta ter um bom trabalho de planejamento e de pesquisa, tarefas simples para uma agência especializada em SEO.

O que é conteúdo evergreen?

Todo conteúdo atemporal, ou perene, que permanece útil por muito tempo pode ser classificado como evergreen.

Tutoriais, receitas, dicas sobre como fazer algo, listas de campeões e materiais explicativos sobre determinadas atividades, como é o caso deste texto aqui, são bons exemplos de materiais que geram resultados por muito tempo.

Para saber se um conteúdo será evergreen é necessário pesquisar bem o tema e também evitar relacionar com algo que tenha impacto apenas no momento presente.

Por exemplo, ao fazer um artigo em que ensina como economizar dinheiro em julho de 2020, ao passar desse período o material perde o seu valor. Agora, um texto que ensina a economizar dinheiro para comprar um imóvel com dicas práticas vai ser útil por muitos anos.

É daí que vem o nome, sempre verde, pois não envelhecem e podem ser atualizados para ampliar a sua longevidade.

Nas estratégias que usamos para posicionar um site na pesquisa orgânica sempre colocamos mais de 80% dos nossos esforços neste tipo de conteúdo. Eles sempre são úteis para construir autoridade e gerar novos negócios para nossos clientes.

Cada conteúdo deve ser feito pensando no estágio do leitor na jornada do consumo
Cada conteúdo deve ser feito pensando no estágio do leitor na jornada de consumo

Como fazer conteúdo evergreen?

Você já fez um estudo sobre o público-alvo do seu negócio? Minha sugestão é que vá além e faça um estudo completo das personas, que é algo muito mais completo sobre os visitantes que geram valor para a sua empresa.

Não sabe do que estou falando? Leia este artigo aqui para se aprofundar sobre as personas de um negócio.

Feito isso, faça uma pesquisa completa em cinco dos seus concorrentes e identifique as dez páginas que mais geram tráfego orgânico em cada um. Coloque tudo em uma planilha!

Este primeiro trabalho de coleta é apenas quantitativo, mas já vai te der uma leve noção sobre os temas relevantes dentro do mercado de atuação. Temas abordados em mais de um concorrente devem ser marcados como de alto valor.

Depois dessa coleta, faça uma análise criteriosa dos assuntos e veja quais são atuais e quais são aqueles atemporais.

Depois de identificados, entre em cada um dos conteúdos evergreen selecionados e avalie o material produzido: tamanho, referências usadas, infográficos, imagens ou vídeos que são apresentados.

Faça questão de anotar cada elemento que gere valor para o usuário, pois o material que você vai produzir deve ser ainda mais completo, só assim irá superar os concorrentes no ranking orgânico.

Uma dica que ensinamos aos nossos redatores é sempre pegar o tema central do novo conteúdo e fazer uma pesquisa nas duas primeiras páginas do Google. A partir desta pesquisa já é possível mapear os tópicos principais que devem aparecer no texto evergreen.

Ao estudar suas personas, você verá que este tipo de conteúdo é mais indicado para trabalhar o topo do funil na jornada de consumo delas. Ou seja, tenha cuidado de colocar call to actions que sejam relevantes nesta etapa e depois acompanhe o desempenho. De nada vale planejar um conteúdo evergreen e ele ficar escondido na segunda página.

Conteúdo evergreen viraliza e conquista backlinks
Conteúdo evergreen viraliza e conquista backlinks

Benefícios dos conteúdos evergreen

Muitos vão dizer que o principal benefício dessa estratégia é a geração constante de tráfego, mas essa afirmação é errada. O conteúdo evergreen carrega um grande potencial de geração de citações online (backlinks), autoridade sobre o assunto e fortalecimento da marca.

Primeiro de tudo, quando um material gera valor para outras pessoas e empresas, estas compartilham e também colocam links em seus conteúdos, citando-o como referência naquele tema.

Essas citações, que na internet são chamadas de backlinks, estarão sempre contextualizadas e serão naturais, gerando alto valor para o Google em pesquisas futuras sobre aquele tema trabalhado. O resultado disso será a subida no ranking orgânico para posições superiores.

Quando uma pessoa pesquisa vários assuntos em uma área e encontra respostas objetivas e eficientes em um mesmo site, ela credita valor a esta fonte. Quando este leitor já está fidelizado e convencido da informação,ele compartilha em suas redes sociais.

Desta forma é possível compreender que apenas medir o desempenho de um conteúdo evergreen pelo tráfego orgânico gerado seria algo muito superficial perto de todo o potencial deste material.

Dicas de conteúdo evergreen

Agora que você chegou até aqui, não poderia sair sem receber algumas dicas de conteúdo evergreen que podem ser criados e adaptados ao seu segmento de atuação, certo?

Vamos supor que o seu mercado de atuação seja educação ou carreiras, alguns materiais que podem ser criados e terão efeito sempre verde são:

Perceba que os temas são atuais e atemporais. Sempre que existir uma alteração na legislação ou mesmo nos indicadores que determinam as melhores áreas ou profissões, volte e atualize seus conteúdos.

Vamos supor que o seu segmento de atuação seja de turismo, este é um dos universos mais vastos, já que permite detalhar vários passeios, rotas e dicas para que o leitor aprofunde o seu conhecimento sobre determinada região.

Por exemplo:

Quais são os feriados nacionais de 2020?

O que fazer em Araçoiaba da Serra?

Outra possibilidade que é muito usada e pode ser adaptada facilmente é de detalhar termos técnicos de cada área de forma bem didática e completa.

Para exemplificar, nós aqui na SEO Corporate temos como objetivo de ampliar a nossa atuação como agência de marketing de conteúdo e otimização de sites. Nas nossas estratégias, já detalhamos aqui:

Como fazer link building?

Como aparecer no Google Imagens?

Por onde começar?

Eu já comentei acima que um estudo profundo dos concorrentes é uma das formas de obter maior sucesso com conteúdo evergreen. Porém, não é a única maneira.

Vá ao Google e pesquise, na sua área, termos técnicos + essas combinações abaixo:

  • “O que é…”
  • “Como fazer…”
  • “Como funciona…”
  • “Guia explicativo sobre”
  • “Tudo que você precisa saber sobre…”
  • “Perguntas/Dúvidas mais frequentes sobre…”

Isso já vai te permitir ter um planejamento de conteúdo bem amplo para iniciar a sua produção.

Só lembre-se de fazer algo melhor do que aquilo que já existe hoje indexado na primeira página do Google!

Quando fizer o seu primeiro artigo evergreen, faça um bom trabalho de linkagem interno variando as palavras presentes nos hiperlinks e também espalhe-o por meio das redes sociais.

Logo após a sua publicação, aguarde por uns dez dias e volte ao Google Search Console para entender como as pessoas estão pesquisando e em que posição média seu texto está sendo exibido.

Podem ser necessárias algumas correções e complementações. Este processo deve ser refeito a cada ciclo de seis meses para que o conteúdo seja sempre valioso para os usuários.

Ah, acredito que não tenho o conhecimento necessário

Não tem problema. Você pode cuidar das questões administrativas e estratégicas do seu negócio e deixar o posicionamento orgânico com a gente.

Temos uma equipe de jornalistas e especialistas em tráfego orgânico que vão fazer o planejamento e a publicação de conteúdo evergreen para que seu site gere mais negócios.Veja aqui o que fazemos e entre agora em contato para receber uma consultoria SEO gratuita!

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