Não tem nada pior do que investir muito dinheiro na criação de um site e ver que ninguém o acessa. Esse tormento é bem comum e muitos empresários ficam logo desanimados. Esse é o seu caso? Hoje você vai aprender como ficar na primeira página do Google!
Detalhe, não estou falando de anúncio patrocinado, aqueles ADs que aparecem no topo e rodapé da página de resultados de pesquisa. As dicas que passarei aqui são essencialmente sobre a geração de tráfego orgânico.
Aparecer na primeira página do Google para os termos certos para o seu negócio amplia as oportunidades de conquistar novos clientes.
A página de resultados de pesquisa do Google mudou pouco visualmente ao longo dos anos, mas o que acontece por trás é que muda com muita frequência. Em alguns períodos, as mudanças grandes ocorrem até duas vezes ao mês.
Os algoritmos da gigante das pesquisas são aperfeiçoados diariamente e mexe com as regras de quem trabalha com otimização de resultados orgânicos (Search Engine Optimization), termo mais conhecido pela sua sigla SEO.
Os principais ajustes que acontecem são relacionados com a experiência do usuário. Logo, pensar em conteúdo que seja eficiente para o seu público-alvo é uma tarefa que fará toda a diferença.
Fique comigo nesta leitura e você aprenderá aqui sobre:
- Como funciona o Google?
- Escolha das palavras-chaves
- Conteúdo inédito e de qualidade
- Faça linkagem interna
- A força dos backlinks
- Site com boa usabilidade
- Otimização dos metadados
Como ficar na primeira página do Google?
Seguindo as informações passadas aqui, você vai melhorar o ranking do seu site no Google e conseguirá ampliar o seu tráfego orgânico.
Por que afirmo isso? Essa é a metodologia que aplicamos em nossos clientes.
Aí você pode se questionar, por que ele revela o segredo da SEO Corporate? É simples, basta você fazer um bom curso, ter habilidade na escrita e em outros tópicos e fará um bom trabalho de otimização. Mas tem tempo disponível para isso?
No mundo dos negócios, tempo é dinheiro.
Logo, se você tem tempo, é possível dedicar-se em entender o funcionamento do trabalho de otimização orgânica.
Se não têm, é melhor usar os conhecimentos de um profissional e chegar mais longe!
Pense que é a mesma situação sobre contratar os serviços de um mecânico para o seu carro. Se dominar toda a técnica, você poderá sim fazer a manutenção do seu veículo.
Mas em cada etapa da sua vida, essa decisão será tomada com base no custo operacional e no tempo disponível, assim como diversos outros serviços que contratamos.
Decidir sobre fazer você mesmo ou contratar uma agência de SEO é uma avaliação que pode definir o sucesso ou não da sua operação. Pense nisso!
Agora é a hora de entender os passos necessários para atingir o objetivo de ficar na primeira página do Google. Pegue papel e caneta e me acompanhe!
Como funciona o Google?
A sigla SERP é a definição de Search Engine Results Page, ou seja, a página de resultados da pesquisa feita por um usuário no buscador.
Os algoritmos do Google usam diversos mecanismos para estabelecer as melhores respostas de acordo com cada intenção de busca. Cada pesquisa realizada alimenta a inteligência artificial, auxiliando o seu aprendizado.
Termos genéricos como Brasil, bola, uva, camiseta, tênis e caneta, por exemplo, são bem complexos e não conseguem estabelecer uma relação direta de intenção do usuário. Isso dificulta demais na elaboração de uma SERP eficiente.
Daí surge um dos motivos que nos leva a fazer uma boa escolha de palavras-chaves que vão definir o sucesso da nossa estratégia de posicionamento orgânico.
Saiba aqui o que é um conteúdo evergreen
Escolha das palavras-chaves
Você já fez um estudo para definir as personas da sua empresa? Qual tipo de público você deseja priorizar para fechar bons negócios?
Ao fazer essa avaliação, você terá uma base refinada de interesses e pesquisas possíveis de ser respondidas por sua empresa. Logo, terá uma boa base de palavras-chaves (keywords) interessantes para posicionar na busca orgânica.
Dê prioridade a pesquisas que acompanhem o usuário na jornada de compra e que tenham termos com potencial de compra, por exemplo:
- Qual é o melhor;
- Onde comprar;
- Como contratar;
- Onde tem;
- Qual escolher;
- Menor preço.
Veja que qualquer serviço ou produto relacionado com os termos acima que apareça na primeira página do Google terá grande potencial de venda.
Por exemplo, alguém que pesquise por melhor agência de marketing de conteúdo tem grande possibilidade de nos contratar se nosso site aparecer nos primeiros resultados e tiver um conteúdo útil para o usuário.
Veja que esse exemplo acima é uma longtail (este termo é relacionado a cauda longa, ou seja, termo de maior profundidade do interesse do usuário) e tem a intenção bem clara na pesquisa.
É diferente do que aparecer na primeira página apenas para pesquisas sobre o que é SEO.
O que você prefere:
Muito tráfego, mas sem clareza da intenção ou tráfego qualificado com intenção clara?
Nosso clientes sempre optam pela segunda opção.
O sucesso na definição de quais palavras-chaves serão usadas para ficar na primeira página do Google nos leva ao próximo passo, elaboração de ótimos conteúdos.
Conteúdo inédito e de qualidade
Algumas pessoas optam por economizar neste estágio com a tradução de artigos importados ou mesmo com uma espécie de cópia e cola Frankstein de diversos outros textos. Não faça isso. O Google detesta trapaças e seu cliente também.
Invista em conteúdos inéditos e bem elaborados, sempre com a linguagem adequada a cada uma das personas que interessa ao seu negócio.
O tamanho do conteúdo importa, mas não é só isso.
Vale fazer uma avaliação de quais sites aparecem na primeira página do Google para a palavra-chave escolhida e o que eles apresentam:
- Tamanho dos textos;
- Quantidade de imagens;
- Tem vídeo?
- Tem áudio?
- Quais outros elementos extras?
Aqui você deve esgotar o tema, tentar cobrir todas as possibilidades de intenções do usuário e fazer uma conexão natural da pesquisa com o serviço ou produto oferecido pela sua empresa.
Tome cuidado para ter um conteúdo focado no usuário, depois aplique algumas regras de SEO como o uso de links internos e externos, otimização das imagens, explore as heading tags e use citações.
Tudo isso vai ajudar o leitor em sua navegação e proporcionar uma boa primeira experiência com a sua marca.
Faça linkagem interna
Este é um dos tópicos em que os profissionais de SEO mais erram e deixam de explorar. Você já entrou em algum momento na Wikipédia e observou os links internos?
É capaz de perceber como eles te levam a assuntos que você nem imaginou no início da sua navegação? Agimos de forma inconsciente e clicamos em diversos links, chegando a temas conectados.
Pois é, os links internos contribuem para ampliar o seu conhecimento sobre um tema central e o seu tempo de permanência no site. Tudo isso colabora para que o usuário tenha mais contato com a sua empresa e aumentam as chances dele se tornar um cliente seu.
Um dos erros primários é tentar encaixar os links de venda a todo momento sem pensar no estágio que o usuário está de descoberta e conhecimento da sua solução. Use sempre com moderação!
Uma boa prática é separar seus textos de acordo com o estágio da jornada de compra e usar links internos que levem o usuário a um fluxo mais próximo ao momento de compra.
Por exemplo, ele pesquisou no Google onde um graduado em jornalismo pode atuar e clicou em um link da sua faculdade. Um link interno pode ser sobre a origem da imprensa como também pode ter um para um teste de aptidão em que você terá a geração de um lead.
Depois do teste de aptidão, que tal mandar agora ele por e-mail um link com os dez maiores jornalistas de todos os tempos? Neste texto, coloque um link interno para dez características que um bom jornalista deve ter.
Este último já pode ter um link interno para cadastrar no vestibular para o curso de jornalismo da sua faculdade.
Até aqui já deve ter percebido que o trabalho de otimização de sites não se restringe a uma única ação como muitos pensam, certo?
Porém, mesmo muito trabalhoso, otimizar para a palavra-chave certa é essencial para aumentar as vendas na sua empresa.
A força do link building
Ter uma boa reputação online é um fator que pode influenciar a sua manutenção em ranking superior no Google.
A aplicação de uma boa estratégia para conseguir backlinks de qualidade deve ser a premissa deste trabalho. Prefira sempre qualidade ao invés de quantidade.
Link building é o termo inglês para construção de links em sites terceiros que apontem para o seu, contextualizados ou não. Mas claro que o Google sempre dá valor para aquilo que faz sentido para o usuário viu.
Existem várias formas de conseguir bons backlinks, mas todas elas exigem tempo.
Tempo na produção de conteúdo e na negociação com os melhores parceiros.
Neste sentido, optar por uma agência especializada em link building faz todo sentido na sua estratégia de ficar na primeira página do Google.
Site com boa usabilidade
Este tópico exige cuidado constante, já que interfere na experiência que o usuário terá com o seu site após uma pesquisa no Google.
Sites lentos, confusos, com links quebrados, que tenha conteúdo enganoso e que atrapalhe o usuário não terão uma vida duradoura se depender do Google.
Já viu como as páginas de pesquisa e de resposta do Google são simples e fáceis de navegar? Tenha esse princípio ao criar o seu site.
Você pode ainda usar ferramentas como Hotjar para estudar o comportamento do usuário em seu site e definir melhorias que facilitem a vida dele.
Faça experimentos em diversas telas, mas priorize sempre a navegação mobile!
Otimização dos metadados
O tráfego de um site é medido pela ferramenta Google Analytics, certamente você já ouviu falar dela e pode até ter uma boa familiaridade sobre o seu uso. O que muitos não conhecem é o Google Search Console (GSC).
No GSC é possível ter informações úteis sobre a indexação e rastreamento do conteúdo do seu site pelo Google.
Não vou me ater aqui às diversas soluções que o Google Search Console oferece, mas apenas sobre como otimizar os metadados essenciais:
- Meta título;
- Meta descrição.
Essas informações são preenchidas em cada URL criada em seu site e devem ser únicas, respeitando o limite de caracteres de cada uma.
Elas podem ser usadas pelo Google ao apresentar uma URL sua nos resultados orgânicos.
Por que é importante otimizar os metadados?
Trata-se de se destacar da concorrência.
Ao perceber que seu conteúdo aparece na primeira página do Google, vá ao GSC e avalie o CTR (Click Through Rate) de cada URL ou palavra-chave, traduzindo, verifique a taxa média de cliques conquistada.
Aparecer no topo do Google e não despertar a curiosidade do usuário em clicar no seu link pode ser um fracasso em uma estratégia de SEO.
Porém, otimizar os metadados e ser mais interessante do que os seus concorrentes vai te levar a posições superiores no ranking orgânico.
Esse é um trabalho constante que temos aqui na SEO Corporate. Levar uma página que está posicionada na oitava colocação para o top 3 representará um aumento significativo no tráfego de cada cliente.
Queremos que o seu site apareça na primeira página do Google, que tenha mais tráfego de qualidade e gere mais negócios.
Receba agora uma avaliação do seu posicionamento orgânico!
Além de explicar como ficar na primeira página do Google, nós já demos aqui algumas dicas que podem te ajudar:
Como fazer SEO para faculdade?