Em mercados em que a concorrência é mais acirrada e que o custo por publicidade sobe a cada mês, investir na produção de conteúdo para ampliar o seu posicionamento orgânico, atrair mais visitantes e gerar mais negócios com o seu site é uma decisão obrigatória.
Terceirizar a produção de conteúdo ou internalizar essa estratégia? Por que contar com uma agência parceira neste serviço?
Ao adotar uma estratégia de inbound marketing dentro da sua empresa, certamente você tem como objetivo ampliar a exposição da sua marca, conquistar novos usuários e ainda gerar atração em diversas fases da jornada de consumidor.
Inbound marketing é o conjunto de estratégias usadas para expandir a sua divulgação, atrair e converter novos clientes.
O conceito de inbound marketing surgiu em 2009 e foi popularizado por Brian Halligan e Dharmesh Shah. Trata-se de abordagem de produção de conteúdo para ser encontrado no Google (otimização orgânica), nas redes sociais ou por meio de um blog que seja autoridade sobre o assunto.
Desde então, milhares de marcas investiram no marketing de conteúdo para ampliar a sua exposição. Contudo, não basta apenas escrever sobre assuntos aleatórios, é necessário seguir uma série de etapas para que o material criado alcance o seu objetivo.
Afinal, você não quer investir dinheiro para criar textos para sua empresa e deixá-los escondidos nas últimas páginas do Google, estou certo?
Além disso, o sonho de todo empresário é que o seu negócio ganhe visibilidade, encante e conquiste novos clientes sempre, não é mesmo?
No marketing de conteúdo é essencial adotar aquela expressão:
Quem não é visto, não é lembrado! Logo, preciso ser notado.
Mais do que isso, não apenas ser lembrado, o objetivo de usar essa estratégia é ser útil e também gerar uma atração com os atuais e futuros clientes.
Depois de ler toda essa teoria sobre o trabalho de inbound marketing, talvez você se pergunte:
“Tenho tempo e equipe disponível para tocar uma ação dessas em minha empresa?”
Existem custos operacionais entre a contratação, equipamentos e treinamento, além de montar uma equipe que pode ter mais de um profissional para realizar essa atividade.
Escalonar essa estratégia com uma equipe interna pode ser um grande desafio ou, mesmo no início, quando você ainda está na fase da descoberta do potencial do marketing de conteúdo, encontrar uma agência especializada em SEO pode ser a solução mais eficaz.
Abaixo selecionamos algumas das razões para terceirizar a produção de conteúdo para o seu blog.
Vamos lá?!

Motivos que levam a terceirização de conteúdo
- Manter o foco nos números
- Treinamento constante
- Facilidade de escalonamento
Como empreendedor, você não terá como cuidar dos detalhes de todas as áreas da sua empresa. E, ao mesmo tempo, internalizar a produção de conteúdo pode gerar vários custos desnecessários nesta etapa.
Ao contratar uma agência especializada em marketing de conteúdo, você reduzirá os custos operacionais e poderá manter o foco nos números e otimizar constantemente o desempenho.
Outro motivo que leva uma empresa a terceirizar a sua produção de conteúdo é o fato de ter profissionais sempre atualizados com as melhores técnicas de SEO trabalhando em seu projeto.
Todos os dias o Google avalia e otimiza os algoritmos usados para compor a sua SERP, termo inglês que significa página de resultados de pesquisa.
Isso leva a estudos constantes e aprimoramento das técnicas de SEO para conseguir bons resultados no posicionamento orgânico.
Ao terceirizar o seu marketing de conteúdo, você tem um time de planejamento, redação e otimização trabalhando para elevar os resultados do seu negócio.
E se você decidir ampliar a sua produção de conteúdo? Essa medida não é tão simples quando a estratégia é 100% gerenciada internamente. Será necessário comprar equipamentos, ampliar o espaço físico, contratar um novo profissional e treiná-lo.
Percebe como isso pode ser custoso e demandar muito tempo até ter um bom resultado?
Ao contar com uma agência terceirizada especializada em SEO você terá a flexibilidade de aumentar a demanda de acordo com a evolução dos negócios.
O que terceirizar?
Existem três caminhos possíveis para quem deseja contratar um profissional de SEO ou uma agência especializada em produção de conteúdo para blog. Aqui cabe avaliar o momento da sua empresa para saber qual é o melhor caminho.
- Terceirizar 100% a estratégia de conteúdo
- Terceirizar apenas o planejamento
- Terceirizar apenas a produção de conteúdo
No primeiro cenário, aqui na SEO Corporate atuamos com todas as fases da implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Nosso trabalho começa com o estudo das personas, planejamento das palavras-chaves, avaliação do posicionamento orgânico atual, definição de frequência e de objetivos, vai até a produção do conteúdo e publicação e termina o ciclo na análise de desempenho.
Algumas empresas contam com redatores próprios e terceirizam apenas o planejamento e a análise de desempenho.
Por fim, também somos contratados por empresas que desejam apenas terceirizar a produção de conteúdo para o blog, realizando o planejamento e a análise de desempenho internamente.
Um bom trabalho de SEO on page seguirá diversos passos na sua jornada de inbound marketing.
Para ter sucesso, todas essas fases devem ser monitoradas com frequência e ajustadas para obter o melhor desempenho possível.
Leia mais detalhes abaixo sobre o trabalho de inbound marketing que realizamos aqui na SEO Corporate.

Fases da produção de conteúdo
Ao optar por terceirizar a produção de conteúdo, você terá profissionais capacitados para cumprir cada uma das etapas essenciais para obter sucesso na busca orgânica.
Definição das pessoas – Esta fase é importante para ajustar a linguagem e a forma que o assunto será tratado. Cada persona de um negócio requer uma abordagem diferente.
Você não sabe quais são as personas do seu negócio? Nós te ajudaremos a descobrir.
Aproveite e leia esse nosso texto aqui sobre como definir uma persona.
Periodicidade – Ao terceirizar a produção de conteúdo é necessário definir qual o objetivo que se deseja alcançar. Para chegar ao resultado esperado terá que definir um volume de publicação.
Temos cliente que publica um artigo novo toda semana, outros que contratam dois textos semanais e alguns que contam com volumes bem superiores, com escala ajustada em diversas épocas do ano.
Aliás, esta flexibilidade é outro benefício que sua empresa terá ao terceirizar a produção de conteúdo.
Planejamento – Definidas as personas e a periodicidade, é hora de identificar os assuntos que são importantes para o seu negócio.
Por exemplo, aqui na SEO Corporate nós temos como objetivo sermos lembrados por:
- Agência especializada em SEO
- Agência de marketing de conteúdo
- Agência de produção de conteúdo
- Agência de link building
Fora esses temas centrais, nosso planejamento engloba outros temas que estão ligados a nossa área de atuação e também a assuntos que pertencem ao universo de nossas personas.
É nessa fase que definiremos as palavras-chaves, o tamanho de cada artigo e a abordagem que será dada a cada texto.
Redação – Ao contratar os nossos serviços de SEO, sua empresa contará com jornalistas e redatores experientes que vão se aprofundar em cada tema para produzir artigos inéditos de qualidade. Cada texto terá uma abordagem distinta e com objetivos pré-definidos.
Qual o tamanho do texto? Não existe uma receita de bolo. Cada pauta exigirá uma produção exclusiva que sempre será acima de mil palavras.
Publicação – Depois de ter o texto criado, vem uma fase importante da geração de tráfego orgânico, a hora de colocar o conteúdo no ar.
A publicação é uma das fases mais simples, mas que necessita vários cuidados: escolha das fotos, otimização da URL, categorização correta, definição das heading tags, elaboração dos metadados, etc.
Desempenho – Acompanhar a evolução do seu negócio é algo imprescindível para que ele tenha sucesso.
No caso de terceirizar a produção de conteúdo, monitorar o desempenho do seu investimento é extremamente importante. Alguns temas vão posicionar rapidamente, outros exigirão mais tempo e trabalho, o que torna o sucesso da nossa estratégia é justamente esse acompanhamento constante do desempenho.
Com ele, nós ajustamos as ações para alcançar cada um dos objetivos iniciais do projeto.
Otimização – Como falei acima, alguns assuntos terão menor concorrência e vai indexar e rankear rápido na busca orgânica do Google, outros não.
Para o primeiro cenário, isso mostra oportunidade e nos leva a encontrar outros assuntos dentro da mesma temática e potencializar o resultado de SEO.
No segundo cenário, temas mais difíceis podem exigir uma estratégia de link building interna ou externa, nova otimização do conteúdo ou mesmo a sua ampliação.

Seu site no topo do Google
Trabalhamos sempre com estratégias adaptáveis para alavancar a audiência dos sites dos nossos clientes.
Sabemos que mais tráfego de qualidade aumenta a chance de novos negócios. É óbvio que este é o seu maior objetivo quando contrata um serviço terceirizado de produção de conteúdo, não apenas o crescimento do tráfego.
Chega de ficar escondido nas páginas secundárias do Google!
Após ler e compreender os motivos que levam uma empresa a terceirizar a produção de conteúdo, veja aqui também: