Ter um equilíbrio no volume de novas visitas para o site de uma empresa é o cenário perfeito para que a construção da marca aconteça e que o fluxo de pedidos cresça com frequência. No objetivo de gerar tráfego orgânico no Google, vários passos devem ser seguidos para evitar queda na audiência.
Primeiro de tudo, você precisa entender que tráfego orgânico não é gratuito.
Existe um custo operacional na geração de conteúdo otimizado e também na implementação e execução de uma estratégia de link building que for implementar. E isso precisa ficar claro desde o início da elaboração do seu planejamento de marketing de conteúdo.
Quem você quer atrair para seu site?
A resposta dessa pergunta é importante para ajudar a identificar os interesses deste público, avaliar os concorrentes e também elaborar uma estratégia eficiente para gerar tráfego orgânico no Google.
Você atende em todo o país ou em apenas uma pequena região do Brasil?
Novamente, não pense que é a mesma coisa fazer uma ação de marketing de conteúdo para todas as regiões ou apenas para uma pequena cidade do interior.
O algoritmo do Google é muito eficiente e consegue ir bem além da geolocalização. Fatores como intenção da busca e dispositivo usado interferem diretamente no resultado que será apresentado na página de resultado de pesquisa.
Explicamos aqui como definir uma persona. Leia!
Entenda melhor …
Como funciona o Google?
Quando o usuário faz uma pesquisa, o Google leva alguns centésimos de segundo para construir a sua Search Engine Results Page (SERP), que em português significa página de resultados de pesquisa.
Alguns termos ajudam o sistema a entender a intenção do usuário e facilita o tipo de resultado que será exibido.
O que é? Como fazer? Essas pesquisas mostram que o usuário ainda está na fase de conhecimento de uma determinada atividade ou serviço.
Onde comprar? Qual o preço? Onde tem? Como comprar? Essas formas de pesquisas indicam que o usuário já está propenso a realizar uma compra. Aparecer neste momento é uma grande chance de fechar novos negócios.
Para aprender como gerar tráfego orgânico no Google você precisa mapear bem toda a jornada do seu consumidor para elaborar um bom plano de ação que colocará o seu site nas diversas etapas da pesquisa dele:
- Descoberta;
- Reconhecimento;
- Consideração;
- Decisão.
O Google usa o conceito de machine learning para aprimorar a SERP diariamente e avalia o comportamento do usuário que navega nos diversos resultados, interpretando o grau de satisfação com a informação recebida para melhorar as respostas de cada pesquisa.
Essa satisfação é medida de acordo com o seu retorno ao buscador para ampliar ou repetir a pesquisa.
Por isso, é extremamente importante se posicionar para o público certo para oferecer uma melhor experiência para o consumidor certo, essa segmentação vai ajudar a sua empresa a obter um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa, o que vai gerar mais tráfego orgânico no Google.
Só posicionar o site não basta, é necessário implementar estratégias para ficar no topo do Google, o que vai resultar em mais tráfego, já que nem todas as posições da primeira página geram visitas aos sites.
Taxa de cliques esperada
Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave para elaborar o seu planejamento de marketing de conteúdo, leve em consideração que mesmo que assuma a primeira posição, jamais conquistará todos os cliques estimados para aquele termo.
Isso acontece por uma razão, o usuário avalia o domínio (URL exibida), os metadados e outros fatores antes de realizar o clique nas respostas apresentadas.
Dados históricos indicam que o primeiro lugar do Google costuma obter uma média superior a 50% dos cliques em uma pesquisa, enquanto que o décimo resultado obtém menos de 8%.
Com o avanço da tecnologia e o surgimento da posição zero, muitas respostas já aparecem na SERP, o que interfere muito no total de cliques recebido.
O que isso sugere?
Você precisa agregar valor ao clique e indicar o que o seu texto traz, ser encantador e despertar a curiosidade.
Ao fazer isso, a tendência é melhorar o CTR dos seus resultados orgânicos, isso levará a um posicionamento superior nas próximas pesquisas.
Não sabe o que é CTR?
O termo é de origem inglesa e significa click through rate. Trata-se de uma operação matemática que mede o volume de impressões (oportunidades) dividido pelos cliques gerados (impressões/ cliques).
Nós últimos anos, o Google soltou vários comunicados que indicam que o CTR é um dos fatores que contribuem para obter melhores posições orgânicas. Ou seja, uma das métricas que você deve avaliar ao traçar uma estratégia de SEO.
Logo, otimizar o CTR do seu site é uma boa estratégia para gerar tráfego orgânico no Google.
Você pode identificar as palavras-chaves indexadas, URLs e o CTR de cada uma por meio do Google Search Console, ferramenta extremamente útil na vida de quem trabalha com Search Engine Optimization (SEO).
É muito simples extrair uma lista de termos que geram muita pesquisa, mas que trazem pouco tráfego e estruturar uma campanha de otimização do conteúdo para alcançar melhor posicionamento orgânico.
Você pode integrar os relatórios no Datastudio ou usar uma planilha para auditar as palavras-chaves que merecem mais atenção.
Entendendo bem cada uma destas etapas que apresentei aqui você já será capaz de obter um bom posicionamento no buscador e gerar mais tráfego orgânico para seu site.
Explore as otimizações, defina os KPIs e meça o desempenho para validar o que funciona no seu segmento de atuação.
A SEO Corporate nasceu com o propósito de gerar conteúdo de valor que transmita a qualidade da sua marca e que seja útil na pesquisa do usuário, em cada uma das fases da sua jornada de consumo.
Caso tenha dificuldade em elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo para gerar mais tráfego orgânico no Google, conte com a experiência do nosso time. Contato aqui!
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