Algumas pessoas até se surpreendem quando eu comento sobre a necessidade de clusterizar os tipos de clientes que eles têm. Este é sinal de alerta sobre as campanhas de divulgação que eles estão fazendo, uma vez que não definiram o público-alvo, logo, como acertar a oferta?
O caminho é aprender como definir uma persona e aprimorar cada ação.
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”
Peter Drucker
Essa afirmação feita por Drucker, um professor e administrador austríaco, desta bem a importância do marketing sair da caixa e estudar o comportamento do consumidor para apresentar uma oferta cada vez mais personalizada.
O ponto de partida dessa personalização passa pela construção das personas do seu negócio. Como fazer isso? Você tem dois caminhos, o primeiro é válido se já tiver uma base de clientes, o segundo método é usado quando o serviço ou produto é inédito!
Interpretação da sua base de dados ou avaliar o público-alvo interessado no serviço!
Por que definir uma persona é importante?
Se você quer ter estratégias de marketing de conteúdo, de anúncios, redes sociais ou e-mail efetivas, é extremamente importante fazer o trabalho de perfilar informações comportamentais e demográficas para adequar a oferta de forma efetiva.
Faça algumas perguntas aos seus colaboradores e anote cada resposta:
- Quem se interessaria pelo seu produto ou serviço?
- O produto ou serviço é importante para usuários em diferentes faixas etárias?
- Ele pode ser consumido por pessoas em diversas regiões do país ou no exterior?
Depois, se você já tiver uma base de dados, tente obter as informações acima dos seus clientes e cruze a percepção dos seus colaboradores com a atração real.
Por exemplo, é muito comum um empresário estimar que seu produto tem como potencial o público-alvo da classe C na cidade de São Paulo, mas ao fazer um estudo da base dados ele pode perceber que consumidores jovens, de baixa renda, no Rio de Janeiro são mais efetivos e geram o melhor ticket médio da operação.
Aqui já temos uma boa referência que será útil para ajustar as estratégias de marketing.
Definir a persona é importante para ajustar a linguagem que será adotada em cada ação do marketing, seja ele em geração de conteúdo, nas redes sociais, no envio de mensagens por e-mail.
Agora que falamos da teoria, é hora de ir para prática, tudo bem?
Como definir uma persona?
Estudos apontam que cada empresa vai ter entre quatro a cinco personas e que estas representam mais de 90% do faturamento.
Uma comunicação direcionada é duas vezes mais eficiente do que aquela que não tem um público específico.
Até aqui acredito que já tenha mostrado a importância de definir uma persona em seu negócio. Agora, é hora de fazer essa separação na sua empresa.
- Dê um nome a cada uma de suas personas
- Descubra a sua faixa etária
- Qual é o seu sexo?
- Onde vive?
- Qual o seu nível escolar?
- Como é a sua família?
- Qual é a sua renda mensal?
Personas no ramo de educação
Marcelo tem menos de 20 anos, acabou o ensino médio e não sabe qual curso superior deve fazer. Ele não tem renda, mora na cidade de São Paulo, gosta de funk e marcas que estão no auge.
Seu maior sonho é concluir os estudos e ter uma carreira de sucesso.
Seu maior medo é não conseguir bancar os estudos, o que o impediria de melhorar a vida dos pais.
Alice tem de 25 a 35 anos, já trabalha e quer um curso rápido e eficiente que possibilite conhecimento técnico para aplicar na profissão. Ela recebe em torno de três salários e tem pouco tempo disponível.
O sonho de Alice é conquistar a estabilidade financeira para montar um negócio próprio e garantir um futuro melhor para a filha.
Seu maior medo é não ser tão eficiente no trabalho e ser superada pelas colegas.
Informações extras das suas personas
Você pode fazer uma pesquisa mais completa, quantitativa ou qualitativa, para entender quais são os hobbies de cada persona, quais redes sociais elas usam, que tipo de conteúdo mais consomem, quem são os seus ídolos e quais são os produtos e serviços que elas mais gostam.
Depois, precisa classificar as suas personas de acordo com o momento que elas estão em relação ao consumo de seus produtos ou serviços, também conhecido como funil de marketing:
- Topo de funil: descoberta ou interesse
- Meio de funil: consideração ou intenção
- Fundo de funil: avaliação ou compra
Para cada estágio desses, novas estratégias de marketing devem ser adotadas.
Por exemplo, para apresentar as suas soluções no topo de funil é necessário criar posts no blog, vídeos e até mesmo infográficos.
Webinars, avaliações de consumidores, posts no blog e newsletters são boas ferramentas para engajar os consumidores que estão no meio de funil.
Por fim, aqueles que estão propensos a compra no fundo de funil podem ser abordados com tutoriais, degustação do serviço, cupons de desconto ou cases de clientes.
Utilizar essa estratégia de personalizada de marketing por persona e por estágio de funil na produção de conteúdo para o blog, para as redes sociais, para as newsletters e ainda para os anúncios permitirá um crescimento mais rápido da sua empresa.
Parece muito trabalhoso no início, mas definir uma persona vai poupar tempo e dinheiro e tornar suas estratégias de marketing muito mais efetivas.
Da mesma forma que aprender como definir uma persona e colocar isso em prática vai te ajudar a ter uma operação mais efetiva, descobrir também quem não é a sua persona também permitirá reduzir esforços com um público que não dará retorno financeiro.
Você pode contratar uma consultoria terceirizada para te ajudar a definir cada uma das personas ou ainda treinar um profissional da sua equipe para fazer essa atividade internamente.
Se precisar, nós aqui da SEO Corporate temos a experiência e ferramentas desejadas para ajudar a entender quais são as personas e como criar conteúdo relevantes em cada estágio do funil para atrair mais consumidores com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Receba agora um orçamento gratuito!
Depois de ler nossas dicas de como definir uma persona, aprenda aqui como gerar mais tráfego orgânico no Google e como atrair novos turistas para uma cidade.