Consultor de SEO | Levamos seu site ao topo das buscas

Consultor de SEO

Milhares de pesquisas são feitas diariamente nos buscadores e os usuários seguem nas suas jornadas de descoberta, consideração e fidelização. Se você tem um negócio online, independente do tamanho do projeto, certamente vai precisar de um consultor de SEO.

Esse profissional vai te ajudar a descobrir oportunidades para alavancar os negócios da sua empresa, aplicando as melhores técnicas de Search Engine Optimization (SEO), termo em inglês que significa otimização para mecanismos de busca.

Se preferir aprofundar os estudos sobre SEO, leia esse artigo que preparamos aqui.

Em toda minha carreira, escrevo esse artigo agora em 2020, já prestei o serviço de consultor de SEO para mais de 100 pequenas, médias e grandes empresas, transformando projetos minúsculos em grandes sucessos online.

Esse pode ser o caminho do seu site ou da sua loja virtual. Preencha o formulário abaixo e receba uma consultoria de SEO gratuita.

Por que preciso de um consultor de SEO?

É impossível para qualquer negócio pensar em existir sem ter uma versão online. E os projetos que são exclusivamente digitais não resistem se não tiverem tráfego de qualidade e negócios.

Nos dois casos, milhares de reais são investidos design, hospedagem e criação do site. Porém, com o passar dos meses, o ambiente virtual de sua empresa vira um verdadeiro elefante branco, com pouca ou quase nenhum acesso.

Isso é a realidade de mais de 80% dos empresários brasileiros, belos sites no ar, mas sem nenhuma função.

É neste momento que um consultor de SEO é a peça estratégica que fará a diferença entre o fracasso e o sucesso do seu site.

Você precisa do apoio desse profissional para identificar corretamente nas personas do seu negócio, as diversas jornadas de consumo, seus concorrentes e oportunidades de otimização para alavancar seu site na busca orgânica.

O consultor de SEO deve fazer um diagnóstico completo da situação atual e fazer projeções baseadas na capacidade de produção de conteúdo e de link building para atingir as metas do negócio.

É desta forma que atuamos aqui na SEO Corporate. Eu sempre gosto de aplicar um método que é bem eficiente em todos os segmentos chamado ETA:

  • Estudar – Nenhuma ação pode ser feita sem um estudo profundo do mercado e também do tráfego atual. Saiba exatamente o que deseja alcançar em cada estágio do projeto.
  • Testar – SEO não tem receita de bolo. Por isso, cada ação deve ser feita de forma estratégica, respeitando os limites de cada cliente. Coloque em uma planilha o cenário atual antes de cada etapa e monitore o resultado esperado. Porém, jamais faça alteração em massa sem um teste com o público.
  • Aprimorar – É nesta etapa que os resultados dos estudos e testes deverão ser usados para aprimorar a experiência do cliente e intensificar a otimização de cada projeto. Se feito corretamente, é aqui que o trabalho do consultor de SEO fará toda a diferença para o seu negócio.

O que faz um consultor de SEO?

De acordo com o dicionário, consultor é “que ou aquele que dá conselho“. No caso específico do SEO, é o profissional que tem vasta experiência na otimização de sites e que pode treinar e orientar outras pessoas sobre os melhores caminhos para alcançar determinado resultado.

O consultor de SEO atua a partir de um objetivo de negócio: gerar mais pedidos, aumentar o tráfego orgânico, reduzir os custos de marketing, aumentar o tempo na página, melhorar o market share, dentre outros.

De acordo então com essa necessidade é que ele iniciará o estudo e as estratégias que serão usadas para ter sucesso no trabalho.

O consultor de SEO pode recomendar a produção de mais conteúdo evergreen, pode orientar a revisão de textos antigos, pode pedir um trabalho mais eficiente nas imagens ou testar novas opções de título e descrição nós metadados usados para os buscadores.

Faz parte das atribuições desse profissional estudar também caminhos viáveis para uma estratégia de link building que contribua para melhorar o engajamento online, atributo que ajuda a melhorar o posicionamento orgânico do seu site.

Por fim, ele deve avaliar a parte técnica de seu projeto e compará-lo com o dos concorrentes. O Google valoriza muito a performance de cada site, usabilidade e velocidade. Para ter mais eficiência é necessário ter páginas melhores do que os demais competidores.

Quando devo contratar um consultor de SEO?

Não existe um momento único para contar com a experiência deste profissional no seu projeto, inclusive, ele pode participar em fases diferentes do negócio.

O primeiro estágio de uma consultoria de SEO pode acontecer antes mesmo da criação do projeto, ajudando a para obter dados do mercado, identificação de público potencial, valor médio praticado, diferenciais dos concorrentes e posicionamento deles.

O consultor de SEO pode recomendar também os recursos necessários dentro do plano de negócio (business plan) para alcançar o break even (ponto de equilíbrio) do projeto.

Já implementado, a consultoria de SEO vai ajudar a ajustar a direção do seu negócio e também a medir a distância entre os demais concorrentes do setor. Esse profissional também pode ser útil para atualizar sua equipe sobre as melhores práticas do posicionamento orgânico, que são sempre alteradas.

Por fim, o consultor de SEO pode servir também como uma turbina para potencializar o seu trabalho, integrando as áreas de redação, TI, usabilidade e link building, te deixando livre para estudar os números do negócio e tomar decisões mais estratégicas.

Quanto custa o serviço de um consultor de SEO?

Muita gente questiona o uso do termo DEPENDE por um profissional de SEO e eu vou usá-lo também aqui neste texto. Vou justificar a minha decisão.

Suponha que você é dono de uma fornecedora de caminhão-pipa em São Paulo e tem seu orçamento de marketing bem reduzido. O custo e dedicação do consultor de SEO vão ser definidos de acordo com os objetivos, mais justos.

Este tipo de projeto tem um escopo diferente e que pode contar com apresentação virtual de resultados, reduzindo bem os custos.

Por outro lado, suponha que sua empresa funcione exclusivamente online no mercado de bolsas de estudo, com milhões de acessos potenciais e grandes concorrentes. Esse projeto vai dedicar mais horas, uso de ferramentas terceiras e até a alocação exclusiva de alguns profissionais.

Esse projeto já exige encontros semanais, relatórios de desempenho em tempo real e muita atenção diária aos indicadores do negócio. Logo, o custo para um consultor de SEO neste cenário vai ser bem superior do que o do primeiro exemplo.

Você pode ainda contar com apoio da consultoria de SEO apenas trimestralmente ou semestralmente para pequenos ajustes na sua equipe ou para aquelas demandas que não exista um profissional alocado internamente.

Nosso valor aqui na SEO Corporate para pequenos projetos parte de R$ 1.100 por mês (em 2020) e contempla uma auditoria completa de mercado, a redação de cinco artigos internos e a ativação de uma estratégia de link building, com um novo backlink mensalmente.

O valor é ajustado de acordo com as metas do negócio, dificuldade e potencial do setor, estágio do projeto e horas que serão dedicadas por semana à consultoria de SEO.

Para ter um orçamento gratuito, envie o máximo de detalhes sobre o seu projeto neste formulário abaixo.

Como encontrar um consultor de SEO de confiança?

Meu primeiro conselho é para você fugir de fórmulas prontas. Cada segmento de mercado conta com níveis diferentes de concorrência e exigirá uma estratégia de SEO muito bem elaborada para alcançar o objetivo.

Por isso, ao pesquisar por um consultor de SEO e pedir um orçamento, se receber resposta imediata, tenha cuidado, pois pode não ser personalizada. Um estudo de caso leva pelo menos um dia completo para captação de dados e estudo deles.

Nosso prazo mínimo é de 48h para envio de um orçamento de otimização orgânica.

O profissional deve ser capaz de identificar oportunidades no setor, autoridade e ranking de domínio (DA e DR), estudo prévio das personas e também das melhores práticas de design e estrutura do site.

Outro fator determinante para decidir sobre um ou outro consultor de SEO é o histórico do profissional. Ele deve comprovar por meio de cases projetos que já tenha trabalhado e os resultados conquistados.

No meu histórico profissional já peguei dois projetos com ZERO de tráfego orgânico e levei para mais mais de UM milhão de acessos por mês. Em todos o modo de operação foi o mesmo: conteúdo evergreen de alto valor para o usuário, uma boa estratégia de link building, melhorias de usabilidade e de carregamento.

Mesmo que a forma de operação seja a mesma, cada segmento conta com detalhes bem específicos e que precisam ser adicionados ao projeto de otimização.

Sobre a SEO Corporate

Aqui na SEO Corporate nós também atuamos como consultor de SEO para pequenos projetos locais em que os objetivos sejam rankear para termos como caminhão-pipa para encher piscina, melhor imobiliária de Ubatuba ou agência de marketing de conteúdo.

Por isso, não importa o tamanho do seu sonho, nós temos amplo conhecimento do mercado de SEO e usaremos as melhores estratégias para torná-lo um sucesso.

Depois de ler esse artigo especial em que explico como encontrar um bom consultor de SEO, aproveite e veja aqui como se destacar no Google Imagens e também verifique as datas especiais do calendário do ecommerce.

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