Calendário do ecommerce 2021 – Principais datas comemorativas do comércio eletrônico

Calendário do ecommerce 2021

Não são apenas os feriados nacionais que despertam intenção de compra dos usuários no universo digital. Ao estudar e identificar as personas do seu comércio eletrônico, você pode encontrar boas oportunidades de gerar vendas com um planejamento baseado no calendário do ecommerce 2021.

Uma das estratégias mais eficientes de SEO (Search Engine Optimization) é antecipar o planejamento de conteúdo evergreen com base nas futuras intenções de pesquisas de cada persona.

Sobre as personas, você pode entender mais como definir as suas aqui.

O ideal é que você faça um estudo em cada uma das datas apresentadas no calendário do ecommerce abaixo e avalie como explorá-las em seu planejamento de conteúdo para blog, para as redes sociais, para e-mails e também para definir as promoções que irá lançar em 2021.

Você vai encontrar abaixo uma relação de eventos especiais que podem ser úteis para engajar a sua audiência, os feriados nacionais de 2021 e também as datas de aniversário de todas as capitais brasileiras. Boa leitura!

Se tiver com pressa, pode navegar também diretamente pelos destaques de cada mês:

Lista dos feriados nacionais de 2021

Existe um grande impacto econômico durante os feriados nacionais, principalmente para quem trabalha nos segmentos de eventos, turismo e hospedagem.

Por isso, veja aqui a lista de feriados nacionais de 2021:

  • 1° de janeiro – Confraternização Universal
  • 02 de abril – Paixão de Cristo
  • 21 de abril – Dia de Tiradentes
  • 1° de maio – Dia do Trabalho
  • 07 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 02 de novembro – Dia de Finados
  • 15 de novembro – Dia da Proclamação da República
  • 25 de dezembro – Natal

São nove os feriados nacionais previstos para 2021.

Calendário do ecommerce - feriados nacionais 2021
Calendário do ecommerce – feriados nacionais 2021

Existe uma dúvida sobre a celebração de Corpus Christi, mas essa data é definida como feriado municipal apenas em algumas cidades brasileiras.

O mesmo acontece com o Carnaval e quarta-feira de cinza, são datas comerciais celebradas de Norte a Sul do país, mas não são reconhecidas como feriados nacionais.

Depois de ver quais são os feriados nacionais, agora vou te falar sobre as datas mais famosas do calendário do ecommerce 2021:

  • 30 de janeiro – Dia da Saudade
  • 14 de fevereiro – Valentine’s Day
  • 16 de fevereiro – Carnaval
  • 08 de março – Dia da Mulher
  • 15 de março – Dia do Consumidor
  • 04 de abril – Páscoa
  • 09 de maio – Dia das Mães
  • 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 28 de junho – Dia do Orgulho LGBT
  • 13 de julho – Dia do Rock
  • 30 de julho – Dia dos Amigos
  • 08 de agosto – Dia dos Pais
  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros
  • Começo de setembro – Semana do Brasil
  • 13 de setembro – Dia da Cachaça
  • 15 de setembro – Dia do Cliente
  • 12 de outubro – Dia das Crianças
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
  • 26 de novembro – Black Friday
  • 29 de novembro – Cyber Monday
  • 25 de dezembro – Natal
  • 31 de dezembro – Réveillon

Acima tem uma lista bem diversa de datas, mas cada site pode encontrar outras milhares de celebrações específicas para engajar o público e gerar mais vendas.

Aprenda aqui como funciona o marketing digital para terapeutas.

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O quê, você não tem uma agência ou jamais fez um planejamento de conteúdo pensando nas metas anuais? Que tal fazer como as grandes empresas e tomar decisões com base em dados?

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Como aproveitar as datas do calendário do ecommerce em 2021?

Calendário do ecommerce - itens mais vendidos
Calendário do ecommerce – itens mais vendidos

Como já comentei antes, de nada adianta investir em datas que não façam sentido com as suas personas. Por exemplo, o Dia da uva Malbec tem muito mais relevância para uma adega do que o Dia do Orgulho Nerd.

Pensando nisso, eu vou fazer uma breve explicação das datas de cada mês e como alguns setores podem aproveitá-las para ações comerciais e gerar mais vendas online.

Calendário do ecommerce – janeiro 2021

Trata-se de um mês de férias, mas também dos impostos e de matrícula escolar. Logo de cara, o turismo está em alta para roteiros de praia, cruzeiros e viagens em família durante todo o verão.

Lojas de materiais escolares e universidades promovem seus produtos e serviços com força total, montadoras e vendedores de carros usados divulgam benefícios como IPVA e documentação grátis.

É importante fazer essa introdução sobre o começo do ano para que as ações sejam mais efetivas. Logo surge a primeira data de destaque do nosso calendário do ecommerce 2021.

30 de janeiro – Dia da Saudade

Este é o momento ideal para reaquecer o interesse de clientes antigos, fazer remarketing ou mesmo interagir com leads que não efetivaram o seu pedido nós últimos meses.

Você pode enviar um cupom de desconto, fazer desconto escalonado ou propor um brinde especial para a primeira compra do ano.

Calendário do ecommerce – fevereiro 2021

Últimos dias das férias escolares e do verão, parcelas do IPVA, chegada do carnê do IPTU e Carnaval estão entre os acontecimentos que costumam impactar a vida de milhares de consumidores em fevereiro.

Porém, as oportunidades são muitas e no nosso calendário do comércio eletrônico 2021 tenho dois importantes destaques para você. Confira!

14 de fevereiro – Valentine’s Day

Está é uma data internacional que ganha relevância a cada ano. Ela pode ser aproveitada por restaurantes, baladas, motéis, hotéis, ecommerce de lingerie, floriculturas e lojas de presentes personalizados.

Outros produtos que ganham destaque nessa data são joias, relógios de pulso, perfumes, livros e eletrônicos.

16 de fevereiro – Carnaval

As festas de rua ganharam proporções jamais pensada com a ampliação do carnaval em capitais do sudeste. Porém, 2021 será um capítulo único nessa história recente por causa da Covid-19. O turismo será menor, as promoções de bebidas e de baladas serão reduzidas.

Festas promovidas para públicos menores, viagens mais curtas, promoções de bebidas em lojas físicas e online, festivais de fantasias e ampliação de vendas de itens de maquiagem.

Lojas tradicionais devem ter atenção a está data do calendário do ecommerce 2021 por causa dos atrasos que podem acontecer na logística. Por isso, organize-se!

Calendário do ecommerce – março 2021

Já é outono e a temporada de cruzeiros chega ao fim na América do Sul. Março já permite que cada gerente de ecommerce tenha uma noção de como o ano se inicia e pode indicar substituições na equipe ou mesmo ajustes nas estratégias de tráfego orgânico e pago.

O mês conta com duas datas que, se bem planejadas, podem representar bons números para sua operação.

08 de março – Dia da Mulher

Marcas de acessórios e produtos femininos podem aproveitar muito essa data para produzir conteúdo de qualidade e engajar seu público.

Cuidado com estereótipos e definições falhas sobre a luta feminina. Essa data exige sensibilidade e senso crítico, nada de promover descontos em utensílios domésticos, por favor.

Você pode colocar o produto mais comprado por mulheres em 2020 em oferta ou conceder um cupom a elas para uso em qualquer item do seu catálogo.

15 de março – Dia do Consumidor

Dados avaliados pelo Ebit indicam que essa data se consolida como a principal do primeiro trimestre de cada ano no calendário do ecommerce. Cupons de desconto e liquidações com itens até 60% abaixo do preço já se tornaram comuns no período.

Livros, cosméticos, perfumes e eletrodomésticos estão no topo das preferências dos consumidores.

Calendário do ecommerce – abril 2021

Este é o mês mais gostoso do ano traz diversas oportunidades para todos os setores, principalmente àqueles que conseguem fazer alguma conexão com os chocolates.

Os dois feriados nacionais neste mês também garantem boas ações para quem mexe com turismo.

04 de abril – Páscoa

O mês começa com o Dia da Mentira, mas em 2021 o principal assunto será a Semana Santa. Nela, a Páscoa é usada para venda de chocolates, bacalhau, vinho e roteiros turísticos religiosos.

É uma das datas mais deliciosas do ano e pode ser explorada de diversas formas. Para alguns setores, o período é mais representativo do que o Natal e Black Friday.

Calendário do ecommerce – maio 2021

Maio é o mês de avaliar se o planejamento está seguindo o caminho certo ou se mudanças deverão ser feitas. Depois desse período, a próxima oportunidade de elevar as vendas só acontecerá na Black Friday. Por isso, acompanhe com atenção os seus OKRs (Objective and Key Results).

09 de maio – Dia das Mães

Essa é a data mais importante do comércio eletrônico no primeiro semestre de cada ano. O Dia das Mães tem um apelo emotivo e movimento lojas físicas e virtuais, ideal para atrair novos clientes e fidelizar os atuais consumidores.

Eletrodomésticos, eletrônicos, pets, joias, perfumes e turismo estão no topo das vendas, além de cartões postais e flores.

Invista em entrega rápida, em diversidade de produtos e também em embalagens para superar as expectativas dos consumidores.

25 de maio – Dia do Orgulho Nerd

Os artigos geek estão em alta e movimentam milhares de reais todos os anos. Canecas, revistas em quadrinhos, livros, camisetas, bonecos e eletrônicos fazem muito sucesso com o público nerd.

Identifique os seus consumidores que pertencem a este universo e faça ações nas redes sociais para engajá-los.

Muitas empresas já aproveitam o Dia de Star Wars (04 de maio) para iniciar as ações do Dia do Orgulho Nerd.

Calendário do ecommerce – junho 2021

Festas juninas e o inverno são bons argumentos de aquecimento de vendas em diversos segmentos durante o mês de junho, principalmente no setor de turismo.

Se você está aqui lendo o calendário do comércio em busca de opções para despertar o interesse do público por seus produtos ou serviços, nenhuma data terá mais apelo mercadológico do que a versão brasileira do Valentine’s Day.

12 de junho – Dia dos Namorados

A data mais romântica do ano é explorada por floriculturas, motéis, lojas de lingerie, relojoaria, óticas, restaurantes, cinemas e muitos outros setores.

Avalie quais são os interesses do seu público-alvo, quais são os gatilhos que despertam emoções neles e use para alavancar a sua imagem nesse período.

Nas redes sociais, use conteúdo que desperte belos sentimentos e o romance em seus seguidores.

28 de junho – Dia do Orgulho LGBT

Marcas engajadas com a luta das comunidades homossexuais aproveitam a data para fortalecer a relação com seus consumidores.

Nesta data, nada de oportunismo. É muito comum ver campanhas publicitárias errando a mão justamente pela falta de representatividade com o público.

Valide sempre sua estratégia do Dia do Orgulho LGBT com o seu público.

Outras datas importantes de junho:

  • 1° de junho – Dia da imprensa
  • 13 de junho – Dia de Santo Antônio
  • 19 de junho – Dia do cinema nacional
  • 24 de junho – Dia de São João

Calendário do ecommerce – julho 2021

O começo do segundo semestre tem pouca representatividade no comércio de uma forma geral. Neste período diversas lojas aproveitam agora fazer celebrações de aniversário, justamente para aquecer as vendas.

Mas a calmaria do mês não é total, justamente o segmento musical tem em julho uma data muito importante para movimentar a venda de livros, CDs, instrumentos e outros produtos.

13 de julho – Dia do Rock

O universo da moda é o que mais aproveita  essa data para ações comerciais durante o mês de julho. Camisetas e looks inspirados nas grandes estrelas da música são boas apostas para esse período.

Outros setores como presentes, canecas personalizada, adesivos, lojas de games e esportes, livrarias e redes de entretenimento também encontram nesta data um importante momento no calendário comercial anual.

Se sua empresa tem alguma ligação com a data, adicione-a em seu planejamento anual.

20 de julho – Dia do Amigo

Muito famosa entre os diversos países da América do Sul, essa data vem ganhando popularidade aqui no Brasil. O Dia do Amigo é uma importante ocasião agora vender pequenos presentes.

Não será nesta data que você terá vendas de ticket médio alto, mas ela é valiosa para fazer ações de recuperação da base de dados, principalmente àqueles clientes que não voltam a sua loja há mais de um ano.

Outras datas importantes de julho:

  • 15 de julho – Dia do homem
  • 19 de julho – Dia do futebol
  • 25 de julho – Dia do escritor
  • 26 de julho – Dia dos avós

Calendário do ecommerce – agosto 2021

Agosto já representa dois terços do ano, ou seja, curto prazo para reverter ações que estejam no negativo.

Por isso, tenha muito cuidado com cada uma das ações que for promover a partir deste mês para não ter o ano comprometido.

08 de agosto – Dia dos Pais

Sem o mesmo apelo do Dia das Mães, essa data já foi vista no passado como momento das meias e gravatas, mas hoje já é explorada por relojoarias, perfumarias, livros e smartphones.

O Dia dos Pais pode ser explorado em diversos segmentos e motivar concursos culturais que destaquem a relação familiar, seja por meio de fotos ou de texto.

15 de agosto – Dia dos Solteiros

Redes de cinema e casas noturnas podem aproveitar essa data para promover eventos especiais e atrair uma clientela bem específica.

Se você trabalha em alguma balada ou site de relacionamento, que tal fazer uma ação específica para solteiros com entrada grátis neste dia e promover o encontro de novos casais? Experiências positivas são excelentes cartões de apresentação!

Outras datas importantes de agosto:

  • 11 de agosto – Dia do estudante
  • 15 de agosto – Dia da informática
  • 19 de agosto – Dia da fotografia
  • 31 de agosto – Dia do nutricionista

Calendário do ecommerce – setembro 2021

Esse é um dos piores meses para promover ações no calendário do comércio. Com exceção ao feriado de Sete de Setembro que tem forte apelo ao turismo, outros setores não encontram boas oportunidades neste período.

Foi pensando neste problema que setores da iniciativa privada e o governo federal criaram a Semana Brasil, uma data recente que promove negócios e tem grande divulgação institucional.

Começo de setembro – Semana do Brasil

Sem uma data determinada, a semana ocorre sem no começo de setembro e se apresenta como uma versão tupiniquim da Black Friday, criada em 2019, ou seja, ainda é um bebê para o comércio.

Explore suas melhores ofertas nesta data e já faça um aquecimento para o fim do ano. Além disso, com a expansão das opções de cashback, você pode oferecer um cupom para usar em uma segunda compra durante a Black Friday, já imaginou?

Explore a Semana do Brasil em todos os seus canais digitais e teste seus diversos produtos e serviços para descobrir qual é a preferência do seu público neste período.

13 de setembro – Dia da Cachaça

Essa é a principal bebida de origem brasileira e permite ações diversas para muitos públicos. No turismo, roteiros que envolvem degustação e velhos alambiques, nos bares e baladas opções temáticas, nas lojas online a possibilidade de apresentar variedades de cachaças artesanais.

Essa pode ser uma data para promover ações sociais, memes e outras interações com o seu público. Lembre-se, cada ação tem um objetivo, nem sempre será foco exclusivo em vendas!

15 de setembro – Dia do Cliente

Essa é uma data que ganha importância a cada ano dentro do calendário do comércio eletrônico. É o momento ideal para fazer uma ação de agradecimento e até mesmo uma pesquisa de satisfação com os seus consumidores.

Lembre-se, sem cliente sua empresa não existe. Logo, é sempre importante entender o que ele pensa sobre seus produtos e serviços e obter informações úteis para aprimorar seus processos internos.

Dentro das várias estratégias do seu negócio, reserve o Dia do Cliente para aperfeiçoar o seu relacionamento com aqueles que já confia na sua marca.

Outras datas importantes de setembro:

  • 09 de setembro – Dia do veterinário
  • 14 de setembro – Dia do frevo
  • 19 de setembro – Dia do teatro
  • 30 de setembro – Dia da secretária

Calendário do ecommerce – outubro 2021

O feriado de outubro é em homenagem a padroeira do Brasil (Nossa Senhora de Aparecida), mas comercialmente é o Dia das Crianças que centraliza todas as ações.

Em outubro, muitas empresas aproveitam a data como a mais importante em seus segmentos. Contudo, fique atento, a publicidade infantil tem regras bem rígidas. Se tiver dúvidas, consulte o departamento jurídico.

12 de outubro – Dia das Crianças

Não é só de brinquedo que vivem as crianças. Esse período pode ser útil para ações especiais em buffet, em livrarias, em empresas da área esportiva, indústria da moda, papelarias. Perceba que a lista de setores que podem aproveitar essa ocasião é bem extensa.

Além das ações tradicionais focadas em pais, pensando em seus filhos, que tal inovar e criar campanhas para as crianças crescidas que existem dentro de cada adulto?

31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

Está é a data mais mística do calendário nacional. Algumas empresas promovem o Dia do Saci, que também tem toda a sua magia no folclore brasileiro. Aproveite o momento para promover livros, cursos esotéricos, roupas temáticas e outros itens que tenham conexão com a religião Wicca.

Escolas de idiomas aproveitam para promover gincanas com a temática Doces ou Travessuras. Avalie a possibilidade de levar essa brincadeira para suas redes sociais.

Outras datas importantes de outubro:

  • 02 de outubro – Dia do anjo da guarda
  • 04 de outubro – Dia dos animais
  • 15 de outubro – Dia do professor
  • 29 de outubro – Dia do livro

Calendário do ecommerce – novembro 2021

Durante muitos anos o Natal foi a data mais importante do comércio, de uma forma geral, movimentando altas cifras. Porém, o surgimento de uma ação comercial em novembro ganhou apelo mundial e ocupa os espaços físicos e digitais.

Minha sugestão, não permita férias na sua equipe durante os meses de novembro e dezembro se quiser ter sucesso nas vendas neste período. Se puder, contrate força extra nesta época.

26 de novembro – Black Friday

A quarta sexta-feira do mês de novembro é reservada para a festa da internet, ela acontece sempre no dia posterior a celebração de Ação de Graças nos Estados Unidos da América (EUA).

Os clientes esperam por ofertas incríveis nesse período, não precisa ser 70% ou 80% de desconto, mas é sua obrigação surpreendê-los.

Lembre-se que na internet tudo está registrado e ofertas enganosas são facilmente descobertas. Por isso, pegue o seu melhor produto ou o lançamento mais TOP da sua área, compre alguma lotes e coloque-o em promoção.

Vai todo mundo comentar sobre a Black Friday em sua loja e a repercussão vai te fazer vender ainda mais com uma mídia espontânea.

29 de novembro – Cyber Monday

A primeira segunda-feira depois da Black Friday é tradicionalmente o dia de vender tecnologia. Use a Cyber Monday para promover notebooks, TVs, smartphones e outros milhares de ferramentas que podem ser úteis para os mais variados setores.

Avalie como a tecnologia interfere na vida de seus consumidores e o que a sua marca pode oferecer nesta data.

Mas tenha em mente que nem todas as celebrações do calendário do ecommerce 2021 vão ser relevantes para você. Se a Cyber Monday não for importante para sua atuação, foque seus esforços em outros eventos.

Outras datas importantes de novembro:

  • 02 de novembro – Dia de Finados (Dia dos Mortos)
  • 11 de novembro – Singles’ Day
  • 13 de novembro – Dia da gentileza
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Calendário do ecommerce – dezembro 2021

O último mês do ano marca também a chegada do verão, das férias escolares e o recebimento da segunda parcela do 13° salário, o que aumenta o poder de compra dos consumidores.

Bebidas, turismo e presentes estão no topo dos interesses de clientes de Norte a Sul do país. Se você atua em uma dessas áreas, é hora de colher os resultados.

25 de dezembro – Natal

A maior data do comércio varejista continua sendo o Natal e as empresas aproveitam todo o mês de dezembro para vender lembrancinhas, presentes sofisticados, tecnologia e diversos produtos de seus catálogos.

Ao avaliar a jornada do seu cliente, veja quais são os itens que eles se interessam e o prazo mínimo de entrega para fazer ações segmentadas e alavancar as vendas da sua loja.

Mas lembre-se, planeje as ações com cuidado para não gerar frustração nos seus consumidores.

31 de dezembro – Réveillon

Ainda durante o mês de dezembro, lembre-se que as pessoas compram alimentos, bebidas, roupas e opções turísticas para a passagem de ano.

Além disso, serviços esotéricos também têm alta demanda nessa época.

Se a sua empresa tem bom aproveitamento nessa sazonalidade de fim de ano, um bom conselho é para suspender as férias dos funcionários e também para rever os estoques dos itens mais vendidos para não perder oportunidades.

Outras datas importantes de dezembro:

  • 02 de dezembro – Dia nacional do samba
  • 13 de dezembro – Dia do cego
  • 21 de dezembro – Dia do atleta

Ao avaliar as datas comerciais que apresentei aqui, veja quais fazem sentido na sua área de atuação e elabore o seu planejamento baseado nelas.

Estude também outros eventos que podem ser adicionados ao seu calendário comercial como dia de profissões da área de atuação e amigo secreto, dentre outros.

Bônus – Aniversário de todas as capitais brasileiras

Aproveite essas datas para promoções regionais, seja para clientes daquela localidade ou para promover viagens para lá.

12 de janeiro: Belém – capital do Pará

25 de janeiro: São Paulo – capital de São Paulo

04 de fevereiro: Macapá – capital do Amapá

01 de março: Rio de Janeiro – capital do Rio de Janeiro

12 de março: Recife – capital de Pernambuco

17 de março: Aracaju – capital de Sergipe

23 de março: Florianópolis – capital de Santa Catarina

26 de março: Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul

29 de março: Salvador – capital da Bahia

29 de março: Curitiba – capital do Paraná

08 de abril: Cuiabá – capital do Mato Grosso

13 de abril: Fortaleza – capital do Ceará

21 de abril: Brasília – capital do Distrito Federal

20 de maio: Palmas – capital do Tocantins

09 de julho: Boa Vista – capital de Roraima

05 de agosto: João Pessoa – capital da Paraíba

16 de agosto: Teresina – capital do Piauí

26 de agosto: Campo Grande – capital do Mato Grosso do Sul

08 de setembro: São Luís – capital do Maranhão

08 de setembro: Vitória – capital do Espírito Santo

21 de setembro: Porto Velho – capital de Rondônia

24 de outubro: Manaus – capital do Amazonas 

24 de outubro: Goiânia – capital de Goiás

05 de dezembro: Maceió – capital de Alagoas

12 de dezembro: Belo Horizonte – capital de Minas Gerais

25 de dezembro: Natal – capital do Rio Grande do Norte

28 de dezembro: Rio Branco – capital do Acre

No seu segmento, quais são as datas mais importantes no calendário do ecommerce? Deixe seu comentário no final deste calendário do ecommerce 2021.

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